Essa semana tivemos a grande disputa da internet de 2021: Millenials x Gen Z. Tudo começou quando um usuário da rede social Twitter postou “por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)”.
por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)
— carol rocha (@tchulim) June 17, 2021
E diversas pérolas (cringe) foram surgindo.
Mas antes de tudo, precisamos entender qual é dessa de Millenials e Gen Z.
Qual é da parada das gerações?
Primeiramente tudo começa o estudo comportamental de cada indivíduo realizado pelo marketing. E de forma direta e sucinta, quem manda nas tendências são os jovens. Para a atualidade, as gerações são divididas nas seguintes categorias:
- Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960;
- Geração X: nascidos entre 1960 e 1980;
- Geração Y (Millennials): nascidos entre 1980 e 1995;
- Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010;
- Geração Alpha: nascidos a partir de 2010.
Antes de tudo, precisamos entender que essas divisões variam muito de fonte para fonte. Geralmente há uma diferença entre Millenials e a Gen Z. A Geração Z é tida como sendo os nascidos a partir de 2001 – jogando a galera de 1996 a 2000 em um limbo, algumas vezes sendo chamada de Zillennials.
Sobre as Gerações
Em primeiro lugar é importante entender que cada geração passou por um período histórico muito importante, e isto influenciou no seu comportamento e na sua forma de pensar. Os Baby Boomers são a geração pós Segunda Guerra Mundial, é nesta geração eu surge o movimento hippie e a liberdade de ser jovem e meter o pé na estrada. Ao passo que para a Geração X, temos uma quebra no comportamento. Nascidos no pós Guerra Fria, essa geração é mais preocupada com a estabilidade financeira, em criar seu patrimônio, possuem um perfil mais conservador, competitivo e individualista.
Em seguida, chegando nos Millenials ou Geração Y, temos a quebra da estabilidade financeira desejada pela geração anterior. Os Millenials não seu preocupam em sair dos seus empregos e partir em busca do que os realmente agrada. Temos a inserção da cultura pop, um mundo mais globalizado e tecnológico. Esta geração vivenciou toda a evolução tecnológica, os tornando mais adaptados, aceitam mudanças com mais facilidade e muitas das vezes imediatistas. É com esta geração que os movimentos socais ganham mais força.
Muito diferente da Geração Z que já nasceu conectado e com fácil acesso a computadores e smartphones. Ganham traços de ações mais ágeis e multitarefas, conseguindo absorver uma grande quantidade de informação ao mesmo tempo. A força dos movimentos sociais dos Millennials passa para esta geração, porém com mais força, se tornando o ativismo.
E falando brevemente sobre a Geração Alpha, estes ainda não estão na mira do mercado. Como são crianças, ainda não é possível estudar a particularidade dos seus comportamentos e padrões de consumo. Mas isso não quer dizer que eles devam ficar fora do radar…
Voltando para o tweet…
Tivemos diversas respostas engraçadas e sem sombra de dúvidas os Millennials herdaram e estão replicando com gosto “na minha época não era assim” das gerações anteriores.
E a melhor parte de tudo isso, definitivamente sãos as respostas!
São coisas meio “absurdas” como calça skinny, cabelo repartido para o lado, bolsa com a alça na transversal, sapatilha (beleza, essa eu entendo), gostar de café, Harry Potter, Disney, boletos, café da manhã, litrão, usar emoji e rir com rs, kkkk ou hahaha, são grandes exemplos das respostas dos comentários.
O que diabos é Cringe?
Cringe é o novo cafona.
Em outras palavras, indo para uma tradução mais real do inglês para o português, cringe tem relação com um sentimento negativo, de repulsa. Atualmente sendo usado como gíria para definir o sentimento de vergonha alheia.
Mas você é cringe ou não?
Obviamente que testes do tipo “Veja se você é cringe” surgiram depois dessa “treta” Millennials x Gen Z – e obviamente a maior parte dos que responderam forma Millennials kkkk. No próprio site do BuzzFeed, você encontra um pequeno teste para saber se é cringe ou não.
Já respondeu o teste? Afinal você cringe ou não?