Marketing de Conteúdo: chave para o sucesso

O Marketing Digital deixou de ser uma simples tendência para virar uma estratégia para muitas marcas e empresas. Mas nem de promoção de venda vive o ser humano. O conteúdo é primordial para trazer um número cada vez maior de observadores para a sua marca. Surge aí, o Marketing de Conteúdo.

E o que é Marketing de Conteúdo?

É uma estratégia oriunda no Marketing Digital, com o intuito de proporcionar maior engajamento ao criar conteúdos variados e personalizados. É a partir dele que é possível identificar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, os tornando mais assíduos para frequentar suas redes sociais ou a página do seu blog.

Nesse quesito, o Marketing de Conteúdo e o que dá vida ao Inbound Marketing. Com a evolução da tecnologia e da internet, se foi o tempo que se era “obrigado” a assistir propagandas na tela da teve. Hoje, é o próprio usuário que coordena o que vai ou não assistir.

Desta forma, é preciso criar um planejamento estratégico a fim de criar a promoção de conteúdos que chamem e prendam a atenção do seu público-alvo. E isto é realizado a partir do estudo da sua persona definida.

Claro, é bom lembrar o Marketing não é uma receita de bolo, que você deve segui-la da mesma forma que esta explicada na embalagem ou site. Na verdade, até mesmo receitas de bolos são passíveis de modificações. Enfim, o que estou querendo dizer, é que o Marketing é como um experimento científico. Você realiza estudou teóricos e depois parte para a ação.

Nesta parte é que você precisa tomar cuidado. É de suma importância atentar-se aos seus primeiros testes de campanha, sempre acompanhando os números, se atendando aos detalhes. Resumindo, é uma relação de tentativa e erro.

Principalmente se seu negócio for novo no mercado.

Mas por ser de tentativas, isso não quer dizer que não precise de estudos. Como eu disse, e como um experimento científico, tentativa e erro, não cabra-cega hahaha.

Mas como selecionar o conteúdo?

Como dito anteriormente, para começar a planejar a criação do conteúdo, é necessário possuir de forma detalhada e bem estruturada o seu público-alvo e, principalmente, a sua persona. Com base nestes dois pontos forte e no seu seguimento que partimos para a discussão dos conteúdos.

Possuir somente conteúdo baseado em “compre”, “adquira”, “não fique de fora”, faz com que o cliente se afasta da sua marca e nem chegue a dar a devida atenção. Selecionar conteúdos que sejam voltados ao seu ramo, ao produto ou serviço, curiosidades interessantes, é com esta parte que começamos a planejar a jornada do consumidor sem que perceba que está sendo guiado.

Embora já saibamos da procedência e qualidade do produto ou serviço ofertado, o possível consumidor pode estar tendo o seu primeiro contato neste exato momento. Assim, é necessário pensar em conteúdos que gerem impacto no usuário.

Pensando no Funil de Vendas, precisamos elaborar materiais que despertem o sentimento de ponderação sobre um possível problema, focando nisto, sem ser de forma repetitiva e maçante. O intuito disso tudo é fazer com que o destinatário perceba que o “problema” e aguarde por seu conteúdos para o auxilia-lo.

Passando assim, para a segunda etapa, ponderação. Com o problema identificado partimos para como ele pode ser solucionado e posteriormente entregamos a solução. Tudo isto de forma que demonstre que o próprio cliente chegou a esta conclusão sozinho (podemos criar um blog post exclusivo para falar sobre funil de vendas, o que acha?).

E, assim que os conteúdos forem criados e passarem a circular pelos meios, é de extrema importância que estes sejam monitorados diariamente. Estabeleça KPIs, indicadores-chave de performance, é necessário medir resultados para verificar se a campanha está obtendo sucesso ou se só esta gerando gastou para a empresa – as vezes a forma como o conteúdo foi desenvolvido não está chamando a atenção.

É nesta etapa que você consegue identificar os erros e corrigi-los.

Enfim, para que o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo cria uma relação mais próxima do consumidor com a empresa. Por mais que este primeiro demore a realizar a primeira compra, um conteúdo cuidadosamente criado e selecionado, faz com que este se sinta especial e acabe por divulgar a sua marca de bom grado e de forma altruísta.

Vendo assim parece um pouco manipulativo, mas o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que te auxilia a educar o público e garantir maior autoridade para a sua marca.