Os chamados Brand Lovers, são pessoas, devotamente, apaixonadas por uma marca. Indivíduos que não perdem um único conteúdo, lançamento, anúncio, ou seja, qualquer material referente a tal marca. Como exemplo, a Apple é uma grande referência sobre o conceito de brand lovers. Sabe as filas mais do que quilométricas na porta de suas lojas sempre que tem algum lançamento? Então, brand lovers.
E, muitas das vezes essas pessoas nem realizam a compra de fato, somente estão lá para poder ver com os próprios olhos o que a marca possui de novo.
De forma geral, investir em ações a fim de captar os chamados brand lovers, é uma estratégia de marketing mais do que importante atualmente. Ainda mais com a concorrência estando tão acirrada como agora. É necessário que a sua marca tenha um diferencial, que ela se destaque no meio. Demonstrando que, mesmo que você e o seu concorrente possuam o mesmo produto ou serviço semelhante, a experiência que você proporcionará não será a mesma que o concorrente.
A Coca-Cola por exemplo, a marca não vende um refrigerante de cola, mas sim a felicidade. Ela vende uma sensação aos seus consumidores. Por isso há tantos defensores da marca, por mais exista uma outra marca com bebida de mesmo sabor, ela não passará a experiência que só uma coquinha gelada garante.
Mas como encantar as pessoas a ponto delas se tornarem amantes da sua marca? Senta aí que vamos falar um pouco mais sobre.
O que são Brand Lovers e para que investir?
Brand Lovers, como o próprio nome já diz, é uma relação emocional criada entre o consumidor e a marca, em que há um laço emocional. Vindo do termo em inglês, brand significada marca; e lovers vem de amantes. Enfim, os amantes da marca.
Esse vínculo emocional entre consumidor e marca, é criado quando há uma identificação entre os valores, crenças e cultura, transmitidos pela marca e sentidos pelo consumidor. Bem como pela experiência proporcionada pela marca, tanto online como offline. O vínculo parte do racional, para o emocional. Como resultado, a uma fidelização dos clientes, já que o fator preço, não é mais o principal a ser lavado em conta no processo de decisão final de compra.
Além disso, no conceito de brand lover, a conexão vai muito além da ação de compra. Nem sempre um brand lover será um consumidor da marca. Porém, este ainda sim possui uma conexão emocional, falando bem da marca, divulgando promoções e a recomendando para pessoas mais próximas.
Vantagens para sua marca
Possuir um brand lover é de grande importância para a estratégia de marketing, pois é através das ações deste lover que a um aumento na visibilidade e credibilidade da sua marca. Principalmente quando pensamos e visualizamos o mercado atual, com a alta concorrência. Em suma, é um diferencial para se destacar, indo além dos esforços colocados na comunicação.
Além disso, focar em criar brand lovers, garantem um maior índice de fidelização dos clientes. Fazendo com que este não necessite ponderar na hora de realizar a decisão final de compra. Como resultado, a sua marca será a decisão final com grande certeza por parte desse indivíduo.
Outra grande vantagem de se ocar neste conceito, é o marketing boca a boca. Ou seja, o próprio cliente faz a divulgação por vontade própria da marca para outras pessoas. Da mesma forma a defende, advogando ao seu favor em determinadas situações. Tipo Apple x Android, sabe?
Mas, e como conquistar os brand lovers?
Tendo conceituado um pouco o que são os brand lovers e suas vantagens, partimos para como implementar esse conceito em sua marca. Primeiro de tudo, é muito importante deixar a vista quais os valores, quais as propostas da marca. Em suma, qual a personalidade da sua marca? Por que a sua marca existe?
É a partir das respostas dessa pergunta que é possível começar a moldar a sua marca de forma mais humanizada, assim partindo para os seguintes pontos.
Público-alvo
Para o começo de tudo, ter bem definido o seu público-alvo, assim como o conhecer bem, posteriormente, é o primeiro e mais importante posto e estar sendo definido e estudado. Tanto para a criação da marca, como para as estratégias de comunicação. Desta forma, possuir conhecimento de como o público se comunica, como ele gosta de receber conteúdo e onde se encontram com mais força, digitalmente falando, se tornam tarefas mais fáceis de se realizarem.
Pois será assim que ocorrerá uma identificação entre a pessoa a marca.
Foco nos clientes recorrentes
Os clientes recorrentes são aqueles que já acompanham a marca a mais tempo e utilizam dos seus produtos e/ou serviços de forma mais assídua. São estes os clientes que possuem alto potencial para se tornarem brand lovers.
Para isso, eles ainda precisam de um impulso. Como resultado, é importante sempre se manter atento a este cliente para, assim, criar campanhas e conteúdos personalizados para, especialmente, estes.
Atendimento ao cliente
Independe de estarmos online e offline, o atendimento ao cliente é de suma importância. Saber se comunicar de forma clara e precisa, sanando todas as dúvidas dos clientes, bem como o manter confortável é garantir uma experiência exclusiva que faça com que ele volte futuramente. Para isso, o investimento em treinamentos é de grande importância.
Principalmente quando falamos no quesito digital, a rapidez e agilidade são características fundamentais para conquistar os clientes. Porém, isso não quer dizer que é necessário possuir alguém 24 horas do dia de prontidão para o atendimento. Desta forma, especifique o horário para atendimento e deixe programado mensagem automática a fim de sinalizar ao cliente que vocês estão fora do horário de atendimento, mas assim que possível alguém entrará em contato com ele.
Conteúdo e interações personalizadas
Da mesma forma como o atendimento precisa ser de excelência, garantir um conteúdo e interações nas redes de personalizadas, também precisa acontecer.
Proporcionar conteúdo e comunicação personalizados são ações que demonstram uma singularidade de cliente para cliente, dando assim um tratamento especial a estes. Em suma, é uma forma de demonstrar que que a marca vê e se importa com aquela pessoa, indo além da relação de compra.
Proporcionando experiências
Garantir uma boa experiência ao cliente também é uma forma de o transformar em um brand lover. Por mais que este não chegue a consumir ou adquirir algum item da marca, a forma como ele foi atendido, o ambiente, entre outros aspectos, são pontos que ficam marcados na mente. E, como resultado, podem vir a ser repassados e indicados para outras pessoas.
Peça feedbacks
Conversar com clientes a fim de coletar e receber feedbacks é uma ação de comunicação que visa, além do bem-estar do cliente, garantir uma melhora para a marca. Pois, muitas das vezes, o que é visto, planejado e implementado pela marca não é o que de fato é esperado ou necessário ao consumidor.
Os ouvir, além de poder incrementar produtos e/ou serviços, é uma forma de, também, estudar o seu comportamento de compra e saber o que mais está ansiando para ver. Além disso, mostra ao consumidor que a marca de fato o está ouvindo
Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre o conceito de brand lovers 😉
E que tal já começar a implementar essa estratégia na sua comunicação?