fbpx

Atualmente o mercado está ficando cara vez mais acirrado, são diversas as marcas que surgem diariamente. Quantas vezes você não foi no shopping e não ficou em dúvida em qual lugar comer na praça de alimentação? No final das contas você acaba indo para o local em que possui uma maior familiaridade, não é? Aqui temos o ponto principal do que é um branding bem definido. Em que, mesmo com uma cogitação de ir comer em um local novo, optamos por ir ao que sabemos que não vai ter erro, e atingir nossas expectativas.

 

Há um tempo publicamos aqui no blog sobre a importância do branding para as empresas. Mas você sabe o que o branding de fato é? E ainda como fazer ele?

 

Pode ficar tranquilo que aqui vamos explicar certinho para você entender.

 

Primeiro de tudo, precisamos entender que brand e branding, mesmo derivados da mesma palavra, são conceitos e ações diferentes. O primeiro é a marca em si, enquanto o segundo trata-se sobre a gestão desta. A marca é como vemos a empresa, a sua gestão é como vamos nos sentir com relação a ela, como vamos nos conectar e nos sentir atraídos a ponto de a escolher em nossos processo de decisão final.

 

Tendo isso em mente, podemos partir para o que o branding é em si.

 

laptop technology corporate business teamwork bran 2021 08 27 00 00 00 utc

 

 

O que é branding?

 

Também conhecido como Gestão da Marca, ou no inglês brand management, o branding é o estudo de estratégias com o objetivo de fortalecer a marca no meio em que ela está. É por meio dele que é possível transmitir a missão, visão e os valores que a empresa possui, para o consumidor e se fixar em sua mente.

 

O branding é responsável por definir ações como identidade visual da marca, slogan, tipografia, cores, tom de voz, elementos gráficos, fotografias, edição e diagramação de materiais, entre outros diversos materiais a serem utilizados pela marca. Como resultado, é por meio desse estudo que é criado um sentimento de conexão, admiração e desejo no consumidor pela marca.

 

Sendo um processo complexo, o branding é um trabalho que exige esforço e conhecimento. Pois, os resultados não são obtidos do dia para a noite, assim com o seu desenvolvimento. Criar o branding de uma empresa, exige o envolvimento de diversas áreas.

 

Também é importante frisar que, mesmo que o maior foco seja o consumidor, o branding também precisa ser visto como uma ação interna da empresa. A equipe que ali desempenha suas funções, também precisa se sentir segura e representada pela marca. Afinal de contas, quem trabalha diariamente com a empresa é a sua maior testemunha. Assim como num tribunal, queremos que a testemunha fale a favor da marca, não é mesmo?

 

Em suma, o branding cria laços emocionais com as pessoas envolvidas pela marca. Futuramente, tendo a categoria que nomeamos de brand lovers.

 

Como o branding é feito

 

Grupo com 7 pessoas, 5 mulheres em pé e 2 homens sentados, realizando reunião para estudo de branding em frente a um computador e um laptop. Na mesa de madeira se encontram livros, revistas e cadernos para anotações.

Agora que você já sabe o que o branding de fato é, vamos colocar a mão na massa.

 

Para criar uma boa gestão de marca, definir, antes de tudo, o público-alvo é mais do que necessário. Quem a sua marca deseja atingir. Desta forma, é possível redirecionar os esforços para atingir diretamente esses consumidores. É importante ter em mente que um branding eficiente ocorre por meio da junção de uma série de fatores.

 

Aqui, entramos no posicionamento da marca que, em conjunto com o público-alvo, possuímos a construção da persona. Bem como compreender com quem a marca este concorrendo no mercado. Assim, sabendo para quem o produto e/ou serviço é direcionado e com quem a atenção do consumidor está sendo disputada, é possível estabelecer comunicação a fim de demonstrara benefícios e diferenciais a mais em relação a concorrência do mercado.

 

A definição do tom de voz e da identidade visual, também ocorrem neste ponto. Se diferenciar e se destacar são os objetivos principais do branding. Isto tendo de ocorrer em conformidade com o estilo de vida e ambiente que seu consumidor se encontra. O uso desses elementos, de forma correta, faz com que os consumidores memorizem a marca. Como resultado, quando cores e elementos semelhantes ao da marca forem vistos, a pessoa automaticamente estará pensando na marca. Como exemplo, o roxo e o laranja, respectivamente, nos lembramos das marcas Nubank e Itaú.

 

Estes são os principais conceitos utilizados para criar um branding de sucesso, mas ainda a outros que são estudados para o seu desenvolvimento.

 

Agência Magistri

 

Somos uma agência especializada no digital, com objetivo de gerar objetivos para a sua marca. Com equipe de profissionais especializados, proporcionamos as melhores solução quando o assunto é branding.