Personas são ótimas ferramentas utilizadas no marketing para criar planejamentos estratégicos e a comunicação da marca. Dos primeiros passos da criação de uma marca, o desenvolvimento da persona é de suma importância. E, antes de partirmos para o processo de criar uma persona, precisamos compreender o seu conceito.
Antes de tudo, a persona trata-se de um personagem semi fictício, criado com o objetivo de visualizar o cliente ideal para a marca. Desta forma, é o compilado de diversos traços, comportamentos e características a fim de possuir uma representação do consumidor perfeito.
Nesse sentido, é por meio da persona que é possível criar estratégias mais assertivas, além de uma conexão com o seu público-alvo. Afinal, é utilizado diferentes características de clientes em potencial, em principal seus gostos e motivações, para compor esse perfil.
Agora você está mais do que preparado para saber como criar uma persona para a sua marca! Continue conosco e boa leitura!
PERSONA X PÚBLICO-ALVO
Frequentemente, é muito comum confundirmos persona com público-alvo. Porém, ambos os conceitos, mesmo que próximos, são diferentes.
A persona, como explicamos anteriormente, é a representação do seu cliente ideal. Já o público-alvo, é um critério muito mais amplo e geral, demonstrando qual parcela da população sua marca deseja atingir. Ao que, por serem muito mais amplos, dificulta a identificação, venda e fidelização do cliente, consequentemente a venda.
Ou seja, se temos uma persona, temos como alvo o nicho mais específico possível, aumentando as chances de fidelização e concretização de venda. Portanto, a identificação com a empresa é de suma importância. Assim é possível não só atingir exatamente essa gama de pessoas desejadas, mas também solidificá-la.
O Papel da Persona no Marketing Digital
Em primeiro lugar, quando se cria um produto ou se oferece um serviço, é fundamental analisar o público desse mercado. Nesse sentido, todo o conteúdo de marketing da sua empresa precisa ser direcionado para alguém. E, quanto mais específico esse perfil for, mais conexão o cliente terá com a sua marca.
Assim, definir um perfil que representa a essência do seu cliente em potencial ajuda a direcionar toda a produção de conteúdo da marca. Dessa maneira, a persona define desde o tom de linguagem, até o visual.
Mas, por onde começar a criar uma persona?
A criação de uma Persona tem como base muita pesquisa. Quanto melhor conhecemos alguém, mais sabemos como atrair sua atenção. Mas, para isso, é primordial se perguntar: quem é seu potencial cliente?
Com isso dito, listamos algumas perguntas que você precisa fazer antes de tudo, tendo a persona em mente:
- Quais são suas metas?
- Quais são suas dificuldades e medos?
- O que influencia as suas escolhas? (Família, amigos, trabalho, gosto pessoal)
- Que idade tem?
- Qual seu gênero?
- Qual sua formação?
- Que veículo de informação mais utiliza?
- Quais assuntos mais consome?
- Quais assuntos posso oferecer?
- Que atividades diárias realiza?
Ao responder essas questões, você tem uma ideia de persona bem definida. Como resultado, há uma comunicação mais direta entre Cliente x Vendedor. Além disso, essa lista pode ser alterada conforme as necessidades específicas da sua pesquisa.
PERSONA X MARKETING
Posteriormente à criação da persona, a manutenção do conteúdo de marketing começa. Assim, o próximo passo é definir uma jornada de compra para ela e como utilizar o funil de vendas para cativar sua atenção.
Para isso, é fundamental planejar as estratégias do marketing de conteúdo, direcionando-as para o perfil. Dessa maneira, a persona é inspiração para isso. Começando pelo tipo de linguagem, a identidade visual da marca e até quais veículos de comunicação precisam ser utilizados.
Como resultado, você consegue uma comunicação mais efetiva, além de otimizar recursos, porque direciona a mídia paga para um público específico.
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