Conheça as principais métricas para analisar o desempenho do seu site

Produzir conteúdo para internet é, sem dúvidas, uma constante batalha. Já que, estamos falando de outros milhares de sites, blogs e portais que também produzem e compartilham conteúdos online. Por isso, tornou-se fundamental acompanhar o desempenho do seu site diariamente. Mas isso só pode ser feito por meio do monitoramento e análise de certas métricas selecionadas.

 

Afinal, sem isso, como será possível saber se uma estratégia de posicionamento digital está realmente dando certo ou se só está sendo um “desperdício” de tempo e recursos? 

 

Pode parecer um pensamento agressivo, mas um site não consegue se manter dependendo de um bom conteúdo. Pois do que ainda em post de boa qualidade se ele não traz retorno ou atinge o público certo? 

 

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Por isso, a produção de conteúdo de qualidade precisa andar em conjunto com o monitoramento e análise de dados obtidos.

 

Então se você busca conquistar o topo dos resultados de busca, continue conosco nessa leitura e conheça as principais métricas de monitoramento que precisam ser acompanhadas diariamente.

 

Boa leitura! 

 

Antes de falarmos sobre métricas, precisamos falar de KPI’s

 

Antes de apresentarmos as principais métricas de monitoramento, precisamos falar sobre os KPI’s!

 

O conceito de KPI’s, ou Indicadores Chave de Desempenho, é dado como uma estratégia fundamental para monitorar o andamento das ações tomadas por uma empresa, analisando o quão próxima elas estão de alcançar os objetivos definidos. Dessa forma, o desenvolvimento de planos estratégicos e o seu monitoramento ocorre de forma muito mais certeira e organizada.

 

Nesse contexto, para se definir os KPI’s da sua empresa, é fundamental ter um objetivo bem estabelecido. E para que isso ocorra, é necessário que esse objetivo se enquadre em 4 características principais:

 

  • Mensurável: que se possa calcular, medir e comparar números;

 

  • Específico: precisa ser bem definido, se o aumento de seguidores, de visitantes nas páginas ou se na venda de um determinado produto ou serviço, por exemplo;

 

  • Temporal: é necessário determinar uma data inicial e final para que o objetivo seja alcançado;

 

  • Relevante: o objetivo definido precisa ser relevante e condizente com a realidade da empresa.

 

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Assim, será com base nos objetivos desejado que será possível selecionar os principais KPI’s para os monitorar continuamente. 

 

Agora que já falamos um pouco sobre a importância de possuir objetivos definidos e da seleção de KPI’s, podemos seguir para mostrar as principais métricas a serem acompanhadas e analisadas em uma estratégia de marketing digital.

 

Visitantes Únicos

 

Visitantes únicos é uma métrica que demonstra quantos visitantes o site recebe, sem considerar o número total de forma geral. Ou seja, como o próprio nome diz, cada visitante é único, e aqui é contabilizado quantos usuários acessam determinada página.

 

De forma simples, aqui vemos o número de usuários que acessaram o site e não de visitas que foram recebidas!  

 

Esta é uma métrica fundamental, pois mostra quantas pessoas estão sendo impactadas pelo seu conteúdo. 

 

Visitantes retornantes

 

Quando você recebe serviço de qualidade, a tendência é que você volte ao local, não é mesmo?

 

E é justamente sobre essa informação que a métrica de visitantes retornantes nos fornece. Em outras palavras, ela calcula a quantidade de visitantes que o site recebeu em um determinado período os separando em dois grupos: visitantes novos e visitantes retornantes.

 

Entretanto, por mais que o número de visitantes novos possa parecer promissor, é importante ter em mente que o site estará recebendo novas visitas diariamente. O real desafio está em conseguir conquistar a atenção de nosso público, fazendo com que eles voltem, voltem ou tenham o seu conteúdo como uma boa referência. 

 

Tempo de permanência

 

Esta é uma métrica fundamental para fornecer insights, pois mostra o tempo médio de permanência de um usuário em uma página específica do site ou aplicativo. Dessa forma, esse tempo passa a ser contabilizado do momento em que o usuário entrou no site e finaliza quando este fechar a página. Assim, quanto maior for o tempo de permanência, ou duração da sessão, mais engajado o usuário está com o seu site, como consequência, passa a consumir e navegar por mais páginas

 

Como resultado, essa métrica pode ajudar a avaliar critérios como a qualidade e relevância do conteúdo compartilhado e a otimização do site. 

 

Taxa de conversão

 

A taxa de conversão é fundamental para compreender se as suas estratégias estão com um bom andamento. Uma vez que, ela mede a quantidade de visitantes que realizaram a ação desejada pela empresa, seja com a finalização de uma compra, inscrição em uma newsletter, preencher uma landing page ou entrar em contato para solicitar mais informações sobre o produto ou serviço prestado. 

 

Canais de tráfego

 

Saber qual o caminho percorrido pela sua audiência até chegar no seu site é essencial para maximizar as suas estratégias. Abaixo, separamos alguns dos principais canais de tráfego para serem monitorados: 

 

  • Tráfego Orgânico: acesso realizado a partir de pesquisa orgânica em locais como Google, Yahoo!, Bing, e outros buscadores;

 

  • Tráfego Pago: chegada ao site por meio de cliques em anúncios patrocinados;

 

  • Direto: acesso direto por meio da URL do site;

 

  • Tráfego de Referência: visita realizada por intermédio de outro site, em que colocou seu conteúdo como referência por meio de backlinks;

 

  • Social: usuário veio por meio das redes sociais da empresa;

 

  • E-mail: visita realizada como consequência do conteúdo de e-mail marketing.

 

O monitoramento e a análise destas métricas fornecem insights valiosos para o seu negócio, permitindo que você faça ajustes e melhorias para aumentar a eficiência das suas estratégias. Contudo, o objetivo do monitoramento não é apenas a coleta de dados, mas fazer o uso correto dessas informações para implementar melhorias nos processos do negócio.

 

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