E-book: por que inserir na sua estratégia de marketing?

Conquistar um público quando se você é novo no mercado, muitas das vezes, é uma tarefa difícil. Por isso, utilizar um e-book é uma ótima estratégia para, além de demonstrar autoridade e conhecimento na área, captar leads para futuras campanhas.

Lead é o que chamamos de possível cliente, uma oportunidade de negócio. Em suma, são consumidores que demonstraram interesse e necessitam de estímulo para passar pelas etapas do funil de vendas.

Estes possíveis clientes, muitas das vezes, compartilham seus contatos quando se sentem beneficiados pela situação. Como em uma troca, por exemplo. Neste caso, aqui trocamos conhecimento por um contato mais íntimo. Este contato sendo muito utilizado em campanhas via e-mail, os e-mails marketing.

Mas antes de tudo, recapitulando brevemente o que são os e-mails marketing. Em suma, são ações de comunicação realizadas pelo e-mail, como o próprio nome já diz, como objetivo de obter uma conversa mais intimista e personalizada com o cliente. Desta forma é possível entender das dores e anseios dos clientes, os inserindo no processo do funil de vendas. Este é o conceito geral do e-mail marketing, caso queira saber mais, temos um post blog todo sobre ele.

Conceituado o que é o e-mail marketing, partimos para quem receberá o e-mail. Nesse meio, é necessário compreender que estes contatos fornecidos, necessitam ocorrer de forma consentida. E, como falos anteriormente, os consumidores os passam quando se sentem beneficiados com a situação. E é aí que inserimos o e-book na estratégia de marketing digital.

Os leads são captados com base no interesse em obter o conteúdo criado pela empresa. Assim, é possível começar a criar e estabelecer uma boa base de dados por meio do envio do e-book.

O que é um e-book?

Como a própria tradução demonstra, book quer dizer livro, o prefixo e em seu começo tem relação com eletrônico, sendo assim a abreviação de Eletronic Book. Nesse sentido, um e-book, nada mais é do que um livro digital que pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso ou sem à internet, a qualquer momento.

Em suma, é estratégia muito utilizada no meio online para conseguir se aprofundar em assuntos com maior número de informações e se aprofundar, deixando previamente estabelecido sobre do que se trata o material digital.

Por que criar um?

O e-book é um material que possibilita comunicação sobre um terminado conteúdo com maior precisão e quantidade de informações. Além disso, é a partir deste que é possível com que a empresa demonstre maior autoridade sobre o mercado ao expor seus conhecimentos. São informações “vinda da fonte”, ou seja, mais confiáveis. Como resultado, é possível uma maior captação de leads, bem como a imagem da sua empresa ganhe mais força.

E, quanto maior for a sua rede de contatos, maior será o número de campanhas e clientes efetivamente conquistados.

Como criar um e-book?

1 – Selecione assunto

O primeiro passo, e o mais importante, para a criação de um e-book, é selecionar o assunto. O tema a ser abordado precisa ser atrativo e do interesse do seu público, sendo a solução eu estes procuravam, para assim conseguir resultados positivos na captação de leads. Caso contrário, somente terá sido um desperdício de esforços para sua criação.

Neste tópico, é muito importante estar em sintonia com a seu público.

2 – Conheça seu público

Conhecer o seu público, após a definição do tema para a construção do e-book é o que vai ajudar a estruturar e a escrever sobre o tema selecionado. A escrita, assim como o tema, precisa estar de acordo com o público. De nada adiantará um e-book explicativo formalmente, se seu público for jovem ou até mesmo só souber o básico da gramática.

O mesmo vale para aqueles que estão começando a conhecer da sua marca e não entendem do seu segmento de mercado. É necessário saber quem está do outro lado da tela, para assim criar o conteúdo.

3 – Títulos atraentes

Nem só o conteúdo precisa ser atraente. O título sempre será a primeira impressão garantida ao público sobre o conteúdo. Desta forma, é de grande importância que o título gere interesse, curiosidade para a aquisição do e-book.

4 – Diagramação

Um dos últimos passos para a criação de um ebook, antes da sua revisão, é a diagramação. Como estamos falando do digital, é muito provável que os celulares serão os dispositivos mais utilizados. Desta forma, a responsividade do arquivo é um dos pontos principais. Proporcionar conforto na leitura do público é tão importante quanto um bom conteúdo.

Desta forma, a escolha tipográfica, hierarquia das informações e distribuição dos blocos de textos, imagens e ilustrações precisam ser feitas com cuidado – assim como o tamanho atribuído a elas.

Coloque em prática

Agora que você já sabe da importância que um e-book possui nas estratégias de marketing e como ele pode ajudar, não fique de fora.

A Agência Magistri é especialista no que diz respeito ao digital. Como resultado, possuímos uma equipe de prontidão para criar e diagramar o seu e-book da forma mais eficiente possível.

Explore o novo.