Gestão de tráfego no marketing

Em um comparativo simples, podemos dizer que o tráfego na internet é semelhante ao tráfego no trânsito. Porém, um diz respeito ao tráfego de veículos e outro ao fluxo de usuários. Dessa forma, no mundo virtual, tráfego é a movimentação dos usuários que navegam entre páginas, sendo extremamente bem-vindo pelos administradores de site. Por isso, possuir uma boa gestão de tráfego é de suma importância.

Nesse contexto, podemos afirmar que as páginas web estão entre os principais pilares das estratégias de marketing. Tendo o tráfego como objeto de disputa entre todos os blogs e sites.

Já que, quanto maior o tráfego, mais pessoas estão acessando aquela informação. Isso significa atrair leads, dialogar com o público-alvo e segmentar a audiência.

Nessa matéria você vai aprender o que é tráfego e os princípios da gestão de tráfego de marketing… Continue lendo!

A importância da gestão de tráfego no mundo digital

Como explicado anteriormente, o tráfego na internet trata do fluxo de usuários que navegam entre páginas. Mesmo com uma página bem estruturada, você pode investir em estratégias de marketing. Afinal, se ninguém visitar sua página, será difícil coletar leads e vender seu produto.

Sendo assim, saber como aumentar o tráfego no seu site ou blog é essencial para cumprir os objetivos de negócios de sua empresa. Por essa razão, gerar tráfego é uma das principais metas de quem investe em marketing digital.

O que são e quais são as principais fontes de tráfego

Para começar a tratar da gestão de tráfego, é necessário conhecer as suas principais fontes. Sendo assim, as fontes de tráfego representam a origem, em outras palavras, o caminho que seus visitantes fizeram até chegar na sua página.

Ao descobrir quais são as principais fontes, você saberá exatamente onde investir seus esforços de marketing, que em sua maioria, são baseadas em dados.

Agora vamos falar um pouco mais sobre os 6 tipos de tráfego existentes:

Tráfego pago

O tráfego pago é garantido e tudo depende do valor que você investe. Ao comprar tráfego, a ferramenta utilizada irá te ajudar a definir os objetivos (como alcance e engajamento) e entregará o link patrocinado ao número de pessoas pré-estabelecido. Existem muitas ferramentas de tráfego pago como Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads e dados geográficos, demográficos e comportamentais, nesses casos, ajudam a otimizar a campanha e aumentar a geração de tráfego.

Tráfego orgânico

Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico é natural, onde a visita das pessoas ao site acontece sem a necessidade de pagar. A maneira mais comum para gerar tráfego orgânico é o marketing de conteúdo, onde se criam artigos otimizados para mecanismos de busca, entregando a página como resultado em mais pesquisas. Os usuários podem encontrar sua página clicando em algum link, em uma busca no google ou por alguma mídia social.

Tráfego de referência

O tráfego por referência funciona como uma indicação. Nesse tipo de tráfego, as referências são inseridas como links, por exemplo, ao ler uma matéria em um blog, deve-se perceber em meio do conteúdo diversos links clicáveis. Essa é uma forma de “citar” outra página e guiar o usuário até ela através do link.

Tráfego social

Com o compartilhamentos dos links nas redes sociais, é quando ocorrer o tráfego social. Sendo um dos principais motivos pelo qual as empresas estão presentes em plataformas como Instagram, Facebook e Twitter. Dentro dessas plataformas você pode conquistar um público valioso, gerando tráfego regular e aumentando o alcance de acordo com o engajamento dos usuários.

Tráfego direto

No tráfego direto não há intermediários, o usuário acessa diretamente seu site, sem precisar passar por mecanismos de busca. Afinal, isso normalmente ocorre quando o internauta já conhece a página ou tem ela favoritada em seu navegador.

Tráfego de e-mail marketing

Esse tipo de tráfego é um dos mais pessoais e é adquirido por meio de mensagens que chegam às caixas de entrada dos usuários. Mesmo que o envio de links não repasse autoridade, quando enviados nesse formato, são recordistas em cliques. Além disso, outro fator relevante é que o cliente pode se inscrever em sua newsletter, aqui você pode estreitar laços e sem a necessidade de investir dinheiro. 

Como criar uma estratégia de gestão de tráfego consistente e atrair visitantes qualificados

Quando falamos de gestão de tráfego de marketing, é comum encontrar pessoas que investiram no tráfego, porém não tiveram o retorno esperado. Isso acontece por falta de estratégia, quando se tem um público genérico e mal segmentado, não atrai tráfego qualificado.

O caminho para atingir os objetivos não é simples e o primeiro passo é traçar o perfil do seu cliente ideal, definindo personas.

A partir daí, você consegue entender melhor as necessidades do seu público e filtrar as variáveis de maneira específica. Assim, fazendo com que sua página seja entregue a um cliente em potencial.

No e-mail marketing, você pode qualificar o público de acordo com seu nível de interesse ou padrão de comportamento. Como as informações são internas nesse caso, você deve analisar os dados e buscar os visitantes mais engajados para gerar tráfego qualificado.

Por outro lado, se você trabalha com marketing de conteúdo, o melhor caminho é produzir especificamente para os interesses da sua persona. Nesse caso, você irá atrair pessoas que realmente se interessam pelo que você vende.

Em uma busca rápida pela internet você vai encontrar diversos mecanismos que  apresentam soluções para segmentar e qualificar o público. Ao aprender como utilizá-las, você certamente irá se destacar no mundo digital.

Dicas para escolher o melhor canal de tráfego e gerar tráfego para o seu site

Agora que você entende a importância do tráfego, deve estar se perguntando qual o melhor canal para utilizar.

Veja bem, na internet tudo pode ser medido e mensurado e a única forma de definir um caminho assertivo para atrair visitantes, é analisando as métricas. Dessa forma, observe e analise os dados recolhidos em todos os seus canais.

Assim, você conseguirá estabelecer quais deles devem ser mantidos, descontinuados ou quais são os ajustes necessários para melhorar os resultados.

Desse modo, ao avaliar cada canal individualmente, você será capaz de concluir qual o melhor e se o investimento é válido.

Por fim, selecionamos 3 dicas técnicas que vão atrair mais usuários para as páginas de seu site:

  • Palavras-chave de cauda longa: consiste na ideia de selecionar palavras chave mais específicas, menos abrangentes e concorridas;
  • Link building: se refere à construção de links internos do seu site, fazendo com que o usuário permaneça mais tempo nele e assim, aumente suas conversões;
  • Social ADS: Normalmente esse é um dos tipos de anúncio mais baratos, isso não é um padrão e não significa que trará os melhores resultados. Mas investir em anúncios em redes sociais é uma boa alternativa para aumentar o tráfego;

Tráfego não acontece em um passe de mágica. Para adotar as melhores técnicas e estratégias para seu site, você deve estudar as ferramentas e entender os conceitos.

Hoje você deu o primeiro passo. Aprendeu sobre os diferentes tipos de tráfego, descobriu um pouco mais sobre a sua geração qualificada e como escolher o canal certo para seu negócio.

Esperamos que essas informações tenham sido relevantes e te ajudem a posicionar melhor sua empresa no mundo digital. Se aparecer alguma dúvida, comente!