O que é SEO e para que serve?

Quem não deseja aparecer no topo da primeira página do Google? Para isso, tem um conjunto de técnicas muito utilizado no mundo do marketing digital: o SEO. Em suma, ele é o responsável por otimizar páginas na web e, como resultado, fazer com que elas apareçam na primeira página de resultados nas pesquisas.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é o conjunto de técnicas voltadas para a otimização de websites, blogs e artigos, com o objetivo de aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Como resultado, a página alcança um maior número de visitas orgânicas, ao que fica em uma posição alta em sites como o Google.

Como consequência a um número maior de visitantes, e mais autoridade seu site passa a ter. Por isso, nesse quesito, o tráfego é o ponto chave para manter um site. Já que, é através dele que leads são gerados e vendas concluídas. E para tal, não basta somente lançar um projeto ao ar, é necessário fazer com que ele seja visto.

E é aí que entramos com o SEO.

Atualmente, para tudo em nossas vidas realizamos pesquisas, desde coisas simples à assuntos mais complexos que demandam maior atenção. E agora perguntamos, quantas vezes você já foi para a segunda página do Google? Ou para a terceira? Você já chegou a ir para a quarta página?

E a respostas provavelmente é negativa. É assim que o SEO funciona, ele filtra as páginas web mais otimizadas, tida como as melhores, para que o internauta encontre o que procura com maior facilidade.

E aqui estamos falando de tráfego orgânico, ok? Caso queira saber mais sobre outros tipos de tráfegos e a sua gestão, temos um post inteirinho sobre, é só clicar aqui.

E como funciona?

Antes de tudo, vamos entender como os mecanismos de busca funcionam. O objetivo principal de sites como Google, Yahoo!, Bing e outros, é proporcionar ao usuário o melhor resultado para sua busca. Aqui temos somado ao conteúdo da página, o tempo de carregando, responsividade, links internos e externos, imagens e vídeos. Em suma, são inúmeros detalhes, dos grandes aos pequenos, avaliados para o ranqueamento da página.

Além disso, também temos o uso de palavras-chave, que são termos pesquisados pelos internautas, a fim de auxiliar com o melhor ranqueamento da página. Definir uma palavra-chave, torna mais fácil as chances da sua página ser encontrada, porém, deve ser usada com moderação. A sua repetição exagerada, além de deixar o texto extremamente cansativo, faz com que os mecanismos de busca entendem o conteúdo como spam. Como resultado, a página terá pouco ou nenhum acesso.

Também é importante falar como o SEO é um trabalho que demanda cuidado e atenção, sendo de médio a longo prazo, ao passo que cada página é minuciosamente analisada.

Fatores de ranqueamento

Para que a página fique visível em uma boa colocação, os mecanismos de buscas possuem alguns critérios a serem avaliados pelos seus robôs:                                                                                                            

SEO On page

Aqui, são levados em conta os tópicos dentro das próprias páginas web. Assim, os mecanismos de buscas conseguem realizar uma varredura a fim de avaliar a qualidade de conteúdo e estrutura para o usuário.

Tópicos como título, o conteúdo em si, meta description (aquela pequena descrição que vemos logo baixo do título), imagens utilizadas, construção das URL’s, design e performance, são pontos avaliados pelos robôs para aparecerem nos resultados de pesquisa.

SEO Off page

Se o SEO on page se remete aos elementos que estão dentro das páginas web, o off page se refere ao que está fora. Ele é responsável por direcionar o tráfego de forma externa, sem estar no seu próprio domínio online, verifica como o seu site se relaciona com o restante da internet. De forma geral, é a menção ao seu site, conteúdo, feito por outros sites. Como resultado, essa estratégia demonstrar maior relevância da sua marca para o mercado.  

Fatores como link building (backlinks), promoções, parcerias, redes sociais. Em suma, o Google também mensura para o ranqueamento, as menções realizadas sobre sua marca em outros sites relevantes para o mercado.

Colocando em prática

Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre SEO com este blog post, e ver a sua importância para alavancar a imagem da sua marca. Sabemos como o colocar na prática é algo complexo e demorado, por isso temos um time especializado de prontidão para de ajudar ?

Sinta-se a vontade para entrar em contato com um de nossos especialista para conversar sobre SEO ou gestão de tráfego.

Se gostou, comente e compartilhe =D