Se você está se inserindo no mundo do marketing, com toda certeza já se deparou com o nome Philip Kotler, não é mesmo? Na realidade é impossível não relacionar marketing com Philip Kotler. Afinal de contas, ele é conhecido como pai do marketing.

“E qual o motivo desse apelido?” você provavelmente deve estar se perguntando, não é mesmo? Essa é justamente a pergunta que vamos responder no post de hoje. 

Para isso é preciso compreender a figura importantíssima que Kotler é para o marketing e os profissionais da área. Uma vez que foi o responsável por trazer o que hoje chamamos de marketing moderno

Continue conosco nessa leitura e saiba como Philip Kotler se tornou essa figura tão imponente e icônica, que lhe rendeu o apelido de Pai do Marketing!


Quem foi Philip Kotler?

Nascido em 27 de maio de 1931, Philip Kotler é um renomado autor estadunidense, natural de Chicago. Foi em sua cidade natal, em 1951, que iniciou os seus estudos na Universidade DePaul, onde ficou somente por dois anos. Pois logo em 1953, foi chamado para realizar mestrado em economia na Universidade de Chicago.

Ao concluir seu mestrado, Kotler conquistou PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT. Sendo o MIT reconhecido como uma das instituições mais importantes do estudo de  tecnologia, engenharia e ciências.

Mas a sua trajetória acadêmica não acabou aí, Philip Kotler finalizou pós-graduação em ciência comportamental pela Universidade de Chicago e matemática pela Universidade de Harvard.

E, mesmo possuindo vida acadêmica voltada para os números e cálculos, foi no marketing em que Kotler se encontrou.

Dessa forma, deu início a sua carreira como professor de marketing, em 1962, na escola Kellogg School of Management. E foi em 1967, que Philip Kotler lançou o que hoje é considerado a bíblia do marketing, o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.

Livro escrito pela visão pioneira do autor, que via forte conexão entre o marketing e a economia. Tendo em vista a grande montanha russa em que ambas as áreas atuam, não tendo momentos previsíveis e estáveis por muito tempo. 

Foi por meio dessa obra publicada, somadas a outros livros e artigos, com que Philip Kotler passou a ser visto com referência no quesito marketing. Como resultado, foi por meio de toda a sua contribuição que recebeu o apelido de Pai de Marketing.


Marketing e Kotler

Philip Kotler não só tem uma trajetória acadêmica incrível, como também a sua jornada profissional é tão incrível quanto. Sendo considerado um dos maiores especialistas em Marketing, Kotler prestou consultoria a grandes empresas como IBM e Motorola. Tendo como seu foco principal o desenvolvimento estratégico e marketing internacional dessas empresas. 

Nesse sentido, foi por meio dos seus anos de atuação profissional e estudos que revolucionou o marketing, o conceituando e desmembrando em fases. Abaixo, listamos as eras do marketing conforme Philip Kotler as idealizou: 


  • Marketing 1.0: nessa primeira era, as empresas possuem foco no lucro, fazendo que seus produtos ou serviços entrem na mente dos consumidores;
  • Marketing 2.0: nessa fase, há necessidade de conhecer mais sobre os consumidores, descobrindo seus hábitos para o desenvolvimento de produtos/serviços que atendam suas as necessidades;
  • Marketing 3.0: na terceira era, as ações são feitas com foco na sociedade como um todo, tendo como objetivo cuidar do meio ambiente e transformar a comunidade;  
  • Marketing 4.0: é nessa era que o mundo digital se integra ao marketing, somando as 3 eras anteriores em conjunto com a tecnologia. Ocorre a transformação do marketing tradicional para o digital;
  • Marketing 5.0: a era mais recente do marketing, é o momento em que as empresas utilizam tecnologias a favor da sociedade, contribuindo para o seu bem estar. Sendo aqui, descrito o processo transformação digital das empresas.


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Além disso, também foi o responsável por criar os conceitos de demarketing, marketing social, segmentação de mercado, posicionamento de marca e estudo comportamental para melhor compreensão do que é o marketing.

Philip Kotler, ainda, defendia a ideia de que o marketing não é voltado exclusivamente para o comercial. Mas também é voltada para ações sociais e ambientais. 


5 aprendizados de Philip Kotler

Dentre tantas décadas de conhecimentos valiosos e experiências que Philip Kotler nos prestigiou, não se tem como juntar todas em um único post blog. Por isso, separamos 5 delas para apresentar para vocês. Continue lendo abaixo um pouco mais sobre o que o pai do marketing nos proporcionou:


#1 Foco no consumidor

O primeiro e mais importante ponto ensinado por Kotler é que as empresas precisam colocar o cliente como foco no desenvolvimento das suas estratégias. Uma vez que as tomadas de ações devem ser realizadas tendo como base as necessidades dos consumidores. Ou seja, auxiliar o consumidor, deixando o produto/serviço em segundo plano.


#2 Diga adeus ao marketing tradicional

Nos tempos atuais não podemos mais pensar somente no marketing tradicional, como outdoors, tv’s, flyers, rádio, para criar estratégias de comunicação eficazes. As mídias sociais estão cada vez mais em ascensão. 

Estamos na era do digital, em que os potenciais clientes estão online, sempre pesquisando e obtendo novas informações. Por isso, é muito importante que as empresas se adaptem aos novos cenários, a fim de acompanhar seu público-alvo. Além disso, é por meio das mídias sociais, que é possível criar um bom relacionamento com o consumidor, conseguindo captar feedbacks para melhorias futuras. 


#3 Invista na cocriação com seus clientes

A melhor forma de fazer com que seus clientes se sintam parte da marca, é os tornanco cocriadores de certos produtos. Pois é por meio desse processo, que mostra como a marca está ouvindo sobre quais são as necessidades dos seus consumidores, bem como está querendo satisfazer.

 Grande exemplo desse aprendizado, encontramos nas campanhas desenvolvidas pela Doritos, Ruffles e Guaraná que estavam atrás de novos sabores para seus produtos. Como resultado, seus consumidores não só propuseram sabores, como também ajudaram a escolher qual era o ganhador. 


#4 Inovação em primeiro lugar

Estar a par das principais tendências do mercado é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar. Seja com o desenvolvimento de novos produtos ou na automatização e otimização de processos internos, não tenha medo de experimentar novas tecnologias.

Uma vez que, a sociedade se inova e reinventa a cada instante, e nesse quesito não se tem como nadar contra a maré. 


#5 Cuidado com a sociedade

Os tempos mudaram, e os consumidores também. Atualmente não mais compramos por apenas comprar, há uma procura, tanto pelo produto/serviço quanto pela empresa, antes de concluir a compra. Nesse sentido, os consumidores estão cada vez mais atentos a como as empresas se comportam e se mostram engajadas com projetos socioambientais.

Já que aqui também ocorre uma forma de identificação, ao que o cliente percebe que a empresa tem os mesmos ideais que si. 


Principais obras de Philip Kotler

Philip Kotler possui uma extensa lista de experiências e conhecimentos, que foram compartilhados conosco no decorrer dos anos. Abaixo, separamos algumas das suas principais obras para você ficar a par do trabalho do Pai do Marketing, responsável por revolucionar o nosso meio:


  • Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber (2003);
  • Administração de Marketing (2005);
  • Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano (2010);
  • Capitalismo em Confronto (2015);
  • Marketing 4.0: Do tradicional ao digital (2017).


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