Qual a função do marketing na estratégia do seu negócio?

Antes de ler mais sobre a função do marketing, observe que as técnicas mercadológicas já abrangem qualquer sistema econômico social. De empresas comerciais até instituições sem fins lucrativos.

Se você acompanha nosso blog, já descobriu que marketing é um conjunto de técnicas coordenadas. Sendo assim, essas técnicas permitem que uma empresa conheça o mercado presente e potencial para seu produto, buscando aumentar o volume de vendas.

Continue conosco nessa leitura e saiba mais sobre a função do marketing na estratégia do seu negócio!

Técnicas de Marketing

Para garantir a assertividade em sua estratégia, as soluções de marketing se concentram em ciência e análise de dados para a mídia e publicidade. Aqui, aproveitando esses dados para impulsionar negócios, criando experiências e conectando pessoas.

Em outras palavras, o marketing trabalha analisando o comportamento do cliente e usando os insights do mercado. Para assim, descobrir a melhor forma para a empresa interagir com seus clientes, da aquisição à retenção.

Continue a leitura para entender as funções do marketing e o que ele estuda.

Função do Marketing

Dentro das estratégias podemos destacar 5 funções principais do marketing que os profissionais executam:

Gerência do produto

Essa função de marketing se dá ao profissional que acompanha o produto desde sua concepção até o lançamento. Assim, participando da pesquisa, escolha do design, desenvolvimento e fabricação.

Preço do produto

O cálculo para definir o preço do produto tem uma série de variáveis. Dessa forma, ele inclui os custos, poder aquisitivo do mercado, preços dos concorrentes, entre outros fatores.

Distribuição do produto

Pode ser direta ao cliente final ou por meio de revendedores, a distribuição dos produtos depende de como é feita a venda e de sua natureza. Sendo assim, alguns dos canais são: atacado, varejo, venda industrial, telemarketing. Nesse sentido, é nessa função do marketing que os profissionais adquirem a comunicação e o produto, cuidando de todo processo de divulgação, vendas e margens de lucro.

Publicidade

Analisa e seleciona as características que atraem o público-alvo e fazem com que o cliente encontre pontos fortes no seu produto, sobre a concorrência.

Venda

É o contato direto entre o comprador e o vendedor.

Observem que a gerência do produto engloba todo seu desenvolvimento, da concepção, passando pela fabricação até o lançamento no mercado. Segundo Philip Kotler, com o aumento na concorrência, o campo de atuação do marketing abraçou funções como comunicação com o consumidor e serviços de atendimento.

Como resultado, podemos notar sua relevância atualmente, quando o marketing acaba tendo poder decisório em outras áreas da comunicação, pesquisa e desenvolvimento de produtos.

O que o marketing estuda

Primeiramente, para criar uma política de vendas, a empresa precisa analisar previamente algumas questões.  Sendo assim, é necessário uma pesquisa bem fundamentada sobre os mercados atuais e seus possíveis desenvolvimentos.

Com isso, o marketing estuda detalhadamente o perfil do seu público-alvo, tendo conhecimento sobre sua capacidade aquisitiva. Ainda, levando em conta as faixas de renda, o poder aquisitivo do mercado potencial e preferências para gastos dos possíveis compradores.

Além dos dados financeiros, são levantadas informações como gênero, nível de escolaridade, idade etc. Com a política de vendas e o perfil do seu público em mãos, está na hora da determinação das condições que o produto deve reunir.

Após isso, começa a etapa do estudo da concorrência, que não se resume em comparar produtos e valores. Mas também métodos publicitários, organização de vendas e influência do produto concorrente sobre o público.

Os resultados obtidos nos pontos anteriores permitirão quantificar a resposta do mercado e as variações nos preços. Então, a equipe responsável pelo estudo do mercado atua com sugestões de ações que atrairão mais clientes. Assim, quando aliado ao marketing, todo concorrente é uma grande ameaça, independente do tamanho da empresa.

Adaptar-se ao mercado atual é fundamental para garantir a visibilidade da sua marca. Hoje, um bom marketing é o que vai garantir um lugar de destaque entre os concorrentes.

Sendo assim, a boa estruturação de um departamento de marketing pode fazer seu negócio ganhar competitividade no mercado.

Não deixe de investir no marketing de sua empresa, você verá resultados na lucratividade, posicionamento e alcance no mercado.