Os 7 Pilares do Primal Branding

No competitivo mundo dos negócios, marcas bem-sucedidas estão sempre buscando maneiras de se destacar e se conectar com seu público-alvo de forma autêntica, criando, assim, suas comunidades. E é aqui que entram os 7 pilares do Primal Branding, uma estratégia revolucionária que tem ganhado grande destaque no mundo do branding. 

 

Em suma, o primal branding é baseado em 7 pilares fundamentais que ajudam as marcas a contar suas histórias e construir uma conexão emocional com seus clientes. Nesse blog, vamos explorar os 7 pilares desse conceito e entender como eles podem transformar sua estratégia de branding. Vamos lá?

 

 

1. A Origem

 

O primeiro dos 7 pilares do primal branding é a origem, afinal toda marca tem uma história fascinante por trás dela. Dessa forma, compartilhar a sua origem pode despertar o interesse e a curiosidade das pessoas. 

 

Por isso, conte a história de como a sua marca começou, os desafios que enfrentou e como superou as adversidades, por qual motivo surgiu. Não poupe detalhes, isso ajuda a criar uma conexão emocional com o seu público.

 

 

2. Crenças

 

Dentro dos pilares do primal branding, as crenças são os valores fundamentais que guiam a marca em suas ações e decisões. Ou seja, isso significa que elas abrangem o propósito da marca, suas missões e as causas que ela defende.

 

As marcas bem-sucedidas têm crenças fortes e valores que são cuidadosamente articulados. Por isso, pense nas crenças centrais que a sua marca defende e comunique-as de forma clara. Assim, como na origem da marca, quando as pessoas compartilham os mesmos valores e crenças, elas são mais propensas a se conectar e apoiar a sua marca.

 

Em resumo, transmitir suas crenças é uma forma poderosa de atrair consumidores que compartilham dos mesmos valores, gerando lealdade e engajamento.

 

 

3. Rituais 

 

Comportamentos repetidos que ajudam a criar um senso de pertencimento e comunidade são chamados de rituais. Nesse sentido, procure identificar os rituais que sua marca pode incorporar em suas interações com o público. Isso pode ser feito desde um e-mail de boas-vindas personalizado até organizar eventos exclusivos para clientes.

 

Em resumo, são elementos que fazem parte da experiência do cliente com a marca. Como resultado, dos pilares do primal branding, os rituais ajudam a criar uma associação positiva com a marca, tornando-a memorável e fazendo com que os clientes se sintam parte de uma comunidade.

 

 

4. Ícones

 

Os ícones são símbolos distintos que representam a sua marca. Ou seja, os elementos visuais que compõem a sua identidade visual, fazendo com que a marca seja reconhecida e lembrada por isso. Por exemplo, como ocorre com o roxo do Nubank, o laranja do Itaú e a sereia do Starbucks. 

 

Nesse sentido, um ícone pode ser um logotipo único, uma cor marcante, jingle, slogan ou até mesmo um mascote. Esses ícones ajudam a sua marca a se destacar e a ser facilmente reconhecida.

 

 

5. Linguagem

 

Quase finalizando os 7 pilares do primal branding, o quinto pilar trata-se de um vocabulário próprio da marca. A marca pode criar uma linguagem própria, compreendida e usada pelo seu público, por meio de termos específicos. Pois isso ajuda a criar uma identidade marcante e permite que os consumidores se identifiquem facilmente com sua marca, além de ajudar a consolidar a identidade da marca e fortalecer sua presença no mercado.

 

 

6. Oposição, haters

 

Já dizia Mc Melody, fale bem ou falem mal, mas falem de mim! 

 

Por mais estranho que isso possa parecer, possuir haters da sua marca é sinal de que você está no caminho certo para o sucesso. Afinal, é com essas “desavenças entre marcas”, que é possível criar estratégias eficientes. 

 

 

7. Líderes 

 

Por fim, o último dos 7 pilares do primal branding diz respeito à liderança. Afinal, quem nunca desejou se tornar líder, referência no mercado? 

 

Dessa forma, uma empresa líder é aquela que vem com novas tendências e soluções, estando sempre à frente das possíveis necessidades dos seus consumidores. Como resultado, ao assumir esse papel de suma importância, é muito possível que o nome da marca seja fortemente associado ao produto ou serviço vendido. Por exemplo, como ocorre com o Bombril até os tempos de hoje, em que esse é nome da marca, enquanto que o produto se chama palha de aço. 

 

 

Ao aplicar esses sete pilares do Primal Branding à sua estratégia de branding, você estará construindo uma marca forte, autêntica e envolvente. Lembre-se de adaptar esses conceitos à realidade da sua empresa e do seu público-alvo. Seja consistente ao longo do tempo e não tenha medo de ousar e se destacar da concorrência.