fbpx

Em algumas situações, apostar no óbvio e no simples é o segredo do sucesso. E, por mais que esse pensamento possa gerar a sensação contrária, aplicar estratégias consolidadas antigas, primitivas, pode ser um diferencial. Sendo aqui, encontrado o conceito de Primal Branding, ou Branding Primitivo quando traduzido para o português.

O tempo passou, as sociedades se modernizam e atualmente é muito difícil nos vermos sem o uso da tecnologia. Porém, algo que não mudou com o passar dos anos, foi a habilidade e necessidade social de nós, seres humanos. Por mais que os meios e formas de nos comunicarmos tenham mudado, ainda vivemos em uma sociedade, em uma comunidade. De salas de aula, ao ambiente de trabalho e a internet, as comunidades sempre vão estar presentes em nossas vidas.

Por isso o Primal Branding é tão importante para conquistar o sucesso em certas estratégias de marketing. Se você quer saber e entender mais sobre esse conceito, continue conosco nessa leitura!

 

O que é Primal Branding?

Primal Branding é um conceito criado por Patrick Hanlon, quando esse publicou seu primeiro livro, com o objetivo de compreender o motivo das pessoas se apaixonarem por marcas. Por exemplo, como ocorre com a Apple, marca tecnológica que conquistou milhares de usuários ao redor do mundo. Em outras palavras, independente do produto ou serviço lançado, ela terá o público que almeja a sua aquisição por ser algo vindo da marca Apple. 

Aproveite para ler mais sobre: Brand Lovers: quem são e como os conquistar

Nesse sentido, a partir do estudo de civilizações antigas, principalmente nas religiões, Hanlon desmembrou o primal branding em 7 pilares responsáveis por conquistar o público. Como resultado, criando uma comunidade apaixonada pela sua marca.

Sendo assim, de forma resumida, o primal branding é o conceito que diz respeito à criação de uma estratégia que tem como objetivo desenvolver uma imagem e base de clientes sólidas para uma marca.

Aproveite para ler mais sobre: Como trabalhar o branding na sua marca?

 

Os 7 pilares do Branding Primitivo

Abaixo, listamos os 7 pilares do primal branding definidos por Hanlon, lembrando que, para se conquistar de forma efetiva o seu público, é necessário passar por todos eles. 

 

1# História

O primeiro e mais importante passo para criar laços com o seu público-alvo, é contar a sua história. Histórias conectam pessoas. Sendo assim, contar como e onde a sua marca surgiu e com qual objetivo é muito importante. Pois é a partir dessa narrativa com que o público estará se identificando, sentindo-se inspirado e como membro pertencente daquilo que a marca prega.

Lembre-se, a História não pode ser confundida com Storytelling. Mesmo parecendo ser a mesma coisa,  a história e o storytelling são conceitos diferentes. Já que, o storytelling é um recurso que se utiliza do audiovisual para contar uma história. Sendo assim, ambos trabalham em conjunto, mas não são a mesma coisa. 

 

2# Crenças

O segundo pilar que norteia o primal branding, são as crenças. Como mencionamos anteriormente, apresentar ao seu público o que você acredita é de extrema importância para gerar o sentimento de comunidade. Nesse sentido, utilize esse pilar para compartilhar quais as crenças da sua empresa, o que a inspira para realizar suas ações. 

 

3# Rituais 

Os rituais são os momentos e ações realizadas pela empresa que reforçam as suas crenças. Em suma, é se utilizar da repetição, responsável por despertar um gatilho mental no público, que acaba por ficar com as ações da marca gravadas na mente. Por exemplo, temos os vídeos postados sempre em certos dias, lives programadas, entre outras ações tomadas e realizadas para criar maior conexão com o público. 

Aproveite para ler mais sobre: Gatilhos Mentais: o que são e os tipos mais utilizados

 

4# Ícones

Os ícones são aqueles responsáveis por gerar estímulo sensorial nos usuários, a partir de cores, elementos, cheiros, símbolos. Assim, toda vez que a pessoa estiver em contato com esses elementos que remetem à marca, ela automaticamente estará se lembrando, o associando. Em suma, é neste pilar que o primal branding tem como objectivo a rápida identificação da marca.

Como exemplo, temos o roxo que remete a NuBank, a maçã que nos faz lembrar da Apple e o visto da Nike. 

 

5# Linguagem

O pilar da linguagem no primal branding está diretamente ligado ao tom de voz da sua marca. Já que é por meio da linguagem que é possível gerar identificação e o sentimento de acolhimento e pertencimento em um público. 

 

6# Oposição

A oposição nada mais é que os brand lovers da marca oposta a sua, da sua concorrência. Dessa forma, é necessário saber como se utilizar essa “desavença” entre públicos para fortalecer a sua estratégia de alcance. Uma vez que é por meio dessa oposição, com que o sentimento de pertencimento do público-alvo da sua marca aumentará. Como exemplos dessa situação, temos os casos que ocorrem entre Apple x Samsung e Coca x Pepsi.

 

7# Liderança

O sétimo e último pilar do primal branding é o mais desejado de ser conquistado pelas marcas. Para assumir a liderança do mercado, tornar-se líder,  é necessário que a marca tenha passado e aplicado todos os 6 pilares anteriores com eficiência e maestria. Como resultado, será possível com que a sua marca dite novas tendências, se comunicando de forma clara e sendo referência. 

Por exemplo, temos as marcas Bombril e Chicletes que, ao atingir esse pilar, deixaram de ser só a marca, para se “tornar” o produto. Assim, é muito comum ver pessoas se referindo a palha de aço e a goma de mascar com o nome das marcas.

 

Agora que te apresentamos o primal branding, esperamos que tenha conseguido compreender mais a sua importância na criação de estratégias de marketing. Sendo o seu desenvolvimento responsável por expandir e impulsionar o posicionamento da sua marca, proporcionando grandes resultados.

 

Se você está buscando novas formas de estratégias para expandir o alcance da sua marca, nós podemos te ajudar! Somos uma agência de marketing com foco em gerar resultados de alto impacto, com time de profissionais especialistas no desenvolvimento de estratégias  para  sua marca. Acesse nosso site e entre em contato conosco, vamos adorar  conversar com você 😉 E se gostou desse conteúdo, te convidamos a acessar o nosso blog para mais!