Como trabalhar o branding na sua marca?

Se o teu propósito é tornar a sua marca um referencial no mercado, o primeiro passo é fazer com que ela seja lembrada. Isto é, as pessoas precisam reconhecê-la pelo seu logotipo, cores e elementos gráficos. E para conquistar esse reconhecimento visual, é necessário investir e trabalhar com branding na sua marca.

Pois, são esses elementos que tornam a sua marca inconfundível, fazendo com que o público se conecte ainda mais com as suas ideias e propostas. 

Entretanto, para que a sua empresa tenha sucesso, não basta apenas que você tenha ótimas ideias e grandes projetos. Afinal de contas, o teu objetivo não é atrair as pessoas para a sua marca?! 

Se a resposta for sim, você precisa ter em mente que todos devem acreditar que a sua marca merece confiança. Pois, além de ter um diferencial único, ela sempre será lembrada. E por isso trabalhar o branding se torna tão importante.

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“Mas como trabalhar o branding na minha marca?” 

É justamente isso que vamos falar hoje no nosso blog. Continue conosco nessa leitura e saiba mais! 

A seguir, separamos os elementos indispensáveis que você precisa conhecer para aplicar uma estratégia de gestão eficiente. Assim, tornando a sua marca sempre lembrada e reconhecida. 

Identidade visual

Para construir a imagem da sua empresa, primeiro é preciso decidir qual será a cara da sua marca, isto é, quais os elementos que a representarão. Dessa forma, o primeiro passo a ser trabalhado pelo branding é o desenvolvimento de uma identidade visual. 

Pois é por meio da escolha de cores, tipografia e elementos gráficos que compõem a comunicação de uma marca, com que ela será reconhecida. 

Além disso, o branding comporta outra série de elementos que são necessários para estabelecer uma comunicação efetiva.   

É a peça fundamental para a representação gráfica do seu negócio. Para que o seu público possa identificar a sua empresa, você precisa criar um logo, ou seja, uma identidade para te representar. Afinal, é claro que já ouviu a frase – a primeira impressão é a que fica – não é mesmo?

Por isso, a primeira etapa é conhecer o seu público-alvo e anotar tudo o deseja que ele expresse, por exemplo, modernidade, jovialidade, seriedade etc. Após isso, faça uma pesquisa e descubra sobre os seus concorrentes e o que a sua empresa oferece como diferencial. Mapeie tudo o que conseguir encontrar sobre o que já existe no mercado e o que pode ser implementado. 

Mas lembre-se, o logo precisa estar de acordo com a mensagem que a sua marca deseja passar. Pois ele nada mais é que o elemento principal da identidade de qualquer marca – fazendo uma comparação, o logo seria a foto da carteira de identidade. 

Além disso, não se esqueça que a imagem que você quer passar deve estar totalmente alinhada com as cores e a tipografia escolhida. 

  • Cores: a escolha da cor é o detalhe marcante ao baterem o olho, o tom definido deve falar por si sobre o que deseja exprimir. Uma vez que cada cor possui um significado e uma sensação que desperta assim que vista;
  • Tipografia: é a ferramenta crucial para a construção do branding da sua marca, pois ela tem a autoridade para representar graficamente valores e causar sensações. 

Slogan

É uma frase criada com o intuito de gerar nas pessoas uma ligação com a sua marca. Ou seja, é uma frase que enfatiza claramente a missão da sua empresa. Este é um componente importantíssimo da identidade da marca, além de ser uma poderosa estratégia a ser trabalhar o branding. 

Por isso, pesquise e reflita sobre qual é o tipo de slogan ideal que você deseja destacar. Dessa forma, para escolher o slogan perfeito, pesquise por exemplos conhecidos e que fizeram sucesso e imagine o que você quer que o seu expresse. Por exemplo, aqui trouxemos alguns slogan bem conhecidos:

  • Nestlé: Nestlé faz bem.
  • Redbull: Redbull dá-te asas.
  • Hellmann´s: Hellmann´s, a verdadeira maionese.
  • Colgate: Sorriso saudável. Sorriso Colgate.

Brand Persona

Representa a personalidade da sua marca e expressa exatamente a imagem que você quer passar ao mercado e ao seu público-alvo. Pois engloba atitudes, personalidade e valores que são necessários para a marca se relacionar com o seu público-alvo, tornando-se, assim, referência. Veja abaixo alguns exemplos conhecidos de brand personas: 

  • McDonald’s: Ronald McDonald, o Hamburger-Happy Clown;
  • Coca-Cola: conteúdo diferente a cada ano;
  • Magazine Luiza: robô Lu.

Leia mais sobre: Como criar uma persona? Conheça o processo!

Tom de voz

A escolha da linguagem é a forma que você vai utilizar nas comunicações da marca. Sendo assim, deve escolher qual será a forma que a brand persona vai se expressar para representar a sua marca. 

Para isso, precisa saber que a linguagem tem que seguir a norma culta, porém, você terá a liberdade para deixá-la coloquial ou formal. Além disso, poderá optar se os textos serão redigidos em primeira ou terceira pessoa. 

Brand book ou livro da marca 

Conhecido como manual de marca, é o documento que serve como guia, já que possui todas as orientações estratégicas da sua marca. Ter um brand book é uma ferramenta essencial para que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre a descrição das diretrizes da empresa.

Como resultado, é por meio do brand book que é possível estabelecer uma comunicação padronizada e harmonizada. 

Elementos da marca no processo de comunicações externas

Esta etapa é primordial para criar uma comunicação que alcance o seu público-alvo. Estabelecer linhas de contato é a forma para você fazer comunicações externas e expandir o seu negócio. Para isso, poderá utilizar sites, redes sociais, anúncios, criar conteúdos no blog, entre outros.

Que tal, o que achou deste conteúdo para impulsionar a sua marca e expandir o seu negócio? Se gostou de saber mais sobre este assunto, acesse nosso site e converse com um especialista em Branding da Agência Magistri.