Como está o ROI das suas estratégias de marketing digital?

Quando falamos sobre estratégias de marketing no meio digital é mais do que necessário saber se os seus esforços o estão levando a alcançar os seus objetivos. E dentre as diversas métricas utilizadas, o ROI é a principal para mensurar os resultados de uma campanha online.

 

Sendo ele uma ferramenta essencial para avaliar se os investimentos estão sendo direcionados ao canal certo e se a campanha está trazendo ganhos positivos para a empresa. Assim, ajudando a compreender os pontos fracos, que precisam de melhorias, além de tornar o processo de tomada de decisão muito mais certeiro e ágil

 

Para saber mais sobre o ROI  e entender a como analisá-lo, continue com a gente nessa leitura e não perca nenhuma das nossas dicas!

 

Primeiro de tudo, o que é ROI?

 

ROI é a sigla para Return On Investiment, ou em português Retorno Sobre Investimento, e, como o seu próprio nome diz, é uma métrica utilizada para mensurar os ganhos sobre o investimento realizado.

 

Nesse contexto, é por meio dele que é possível medir a saúde financeira de uma campanha ao indicar os investimentos realizados e quais os ganhos obtidos. Ou seja, estamos falando do cálculo que vai apontar se a empresa está tendo lucros ou prejuízos ao longo da duração de uma campanha

 

Assim, é por meio do ROI que é possível identificar onde vale a pena continuar investindo. Bem como, verificar os canais que não condizem com os objetivos da empresa, os tirando das estratégias ou corrigindo a sua aplicação e comunicação.

 

E como analisar o ROI das campanhas de marketing digital?

 

Antes de mais nada é importante entender que o ROI não é uma métrica que será gerada automaticamente para você. Ele, na realidade, é o resultado de um cálculo realizado através da seguinte fórmula:

 

ROI (%) =(receita – custo) custo 100

 

Vamos colocar aqui uma campanha fictícia, em que uma determinada empresa realizou investimento de R$ 2.000,00 e obteve receita de R$ 8.000,00. Para verificar o seu ROI, é necessário colocar esses número na fórmula: 

 

ROI = (8.000 – 2.000) / 2.000

ROI = 6.000 / 2.000

ROI = 3 x 100

ROI = 300%

 

Dessa forma, ao realizar cálculo do ROI, foi possível verificar que nesta campanha foi tido um ganho de 300% sobre o investimento realizado. Assim, para cada R$ 1,00 investido foi tido uma receita de R$ 3,00.

 

Entretanto, por mais que simples que o cálculo do ROI possa parecer no nosso exemplo, é fundamental que o profissional responsável por o analisar, utilize os dados corretos e completos. A seguir explicamos um pouco mais sobre:

 

1. Identifique seus custos

 

O primeiro passo para calcular o ROI é identificar todos os custos associados a sua estratégia de marketing digital. Em outras palavras, aqui são incluídas as despesas com publicidade paga, salários, compra de software, equipamentos, gastos com SEO, entre outros. Ou seja, os custos, nada mais são que o compilado de todo o investimento realizado para realizar a campanha e não somente o valor aplicado para iniciá-la.

 

Por isso, certifique-se de considerar todos os custos, diretos e indiretos, relacionados ao seu marketing digital.

 

2. Determine seus ganhos

 

Para determinar o valor da receita ao calcular o ROI, é preciso avaliar os ganhos obtidos a partir de uma campanha em específico, para a analisar de forma individual. Isso pode ser feito através do rastreamento de conversões, vendas, assinaturas, entre outros indicadores de desempenho. 

 

3. Calcule o ROI

 

Agora que você tem seus custos e ganhos, você pode calcular o ROI para obter resultado com maior precisão para melhor análise estratégica.

 

Assim, se o resultado for positivo, quer dizer que você está obtendo um retorno sobre o seu investimento. Entretanto, se negativo, suas estratégias de marketing estão custando mais que o seu retorno, sendo necessário avaliá-las para não trazer grandes prejuízos financeiros para a empresa. 

 

O cálculo do ROI é essencial para realizar análise da campanha, compilando esses números e informações para tomadas de decisões mais estratégicas no futuro. Nesse sentido, se uma estratégia de marketing não está gerando um ROI positivo, nada de desespero!

 

É hora de realizar os ajustes necessários para otimizar o seu investimento e potencializar os seus ganhos. Da mesma forma que, se sua campanha está gerando um alto ROI, esta pode ser sua oportunidade para investir mais na área.

 

Contudo, lembre-se de que o ROI é uma métrica dinâmica e deve ser acompanhada continuamente

 

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