Redes Sociais: as 10 mais usadas no Brasil

As redes sociais dominaram os smartphones mundo afora, e hoje é muito improvável que alguém não ocupe pelo menos uma hora do seu dia navegando por elas. Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022.

Primeiramente, as redes sociais se tornaram um importantíssimo canal de comunicação entre empresas e seu público alvo e se você tem curiosidade sobre qual foi a rede social mais utilizada neste ano, está no lugar certo. A seguir, confira uma lista com as 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil.  

Esta lista não segue uma ordem de importância, e você pode avaliar quais dessas redes sociais se encaixam melhor no seu plano de marketing. Afinal, nem todas as redes sociais são iguais, e cada uma atinge mais ou menos a determinados públicos e de formas diferentes.

Leia mais sobre: Como elaborar plano de marketing?

Confira a seguir quais redes sociais alcançaram o top 10 no Brasil este ano.

Redes sociais com foco em mensagens e comunicação direta

WhatsApp

Esta rede social é tão popular que quase esquecemos que é uma rede social, e não uma funcionalidade básica dos smartphones. Ou seja, o WhatsApp está presente em mais de 2 bilhões de aparelhos ao redor do mundo, sendo mais de 165 milhões apenas no Brasil.

Este canal de comunicação se tornou requisito básico para todas as empresas, inclusive para órgãos governamentais. É um aplicativo que se atualiza constantemente, sendo possível automatizar funções e agilizar imensamente a comunicação entre empresas e clientes.

Hoje em dia é possível fazer até mesmo transações financeiras, catálogos de produtos, listas de transmissão, e muito mais. 

Telegram

Apesar de não ser tão popular quanto seu concorrente, o Telegram vem ganhando espaço entre os brasileiros. Com diversas funcionalidades, é possível criar grupos e enviar diversos tipos de conteúdo. Isto porque o armazenamento do Telegram acontece em nuvem, tornando possível o envio de materiais mais pesados.

Com funções muito semelhantes ao WhatsApp, a vantagem estratégica está na segurança de dados. Dessa forma, muitos usuários levam este aspecto em consideração, e podem preferir entrar em contato através desta plataforma.

Facebook Messenger

A gigante facebook está mais setorizada, e o seu serviço de trocas de mensagem possui agora um aplicativo próprio, o Facebook Messenger.

Para empresas, é um eficiente meio de propaganda e comunicação com seus clientes.

Redes sociais para criar conteúdo rápido e engajar o público

TikTok

Esta gigante chinesa é o grande fenômeno das redes sociais. Teve sua popularidade aumentada durante os períodos de isolamento social, como uma forma de entretenimento.

Muito popular entre o público mais jovem, a plataforma foca em vídeos curtos e na viralização de tendências. Aqui, é preciso avaliar se o formato de vídeos curtos e com ares mais divertidos se adequa ao seu plano de marketing. 

Instagram

Esta é a plataforma mais completa atualmente no Brasil. Ou seja, no instagram, você pode postar fotos, vídeos de curta duração, e até mesmo criar uma loja virtual.

Dessa forma, é praticamente impossível que uma empresa não esteja presente no Instagram hoje em dia. No quesito propaganda, o Instagram possui versatilidade e diversas possibilidades, como os reels, os stories e o feed de notícias.

Redes sociais para marcar presença política e profissional

LinkedIn

Se você quer mais credibilidade no meio profissional, o LinkedIn é o lugar certo. Essa rede social surgiu com o propósito de estabelecer network entre empresas e profissionais de diversas áreas. Como resultado, sendo possível fechar negócios e encontrar vagas de emprego por todo o mundo.

Twitter

O que é possível comunicar em 280 caracteres? Com esta proposta de publicações curtas, o Twitter mostrou que poucas palavras podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma ideia, de um conceito, ou mesmo de uma empresa.

Fonte de polêmicas envolvendo a propagação de Fake News, a plataforma está aprimorando seus mecanismos para se tornar cada vez mais segura para seus usuários.

Redes sociais para criar conteúdos mais extensos e criar uma comunidade interativa

YouTube

Com bilhões de usuários ativos, o YouTube se consolidou como uma importante plataforma de compartilhamento de conteúdo. Aqui, você terá espaço para publicar vídeos mais longos e mostrar autoridade na sua área de atuação.

Com muitos espectadores fiéis, é possível criar uma comunidade engajada de membros e discussões importantes nas seções de comentários dos vídeos.

Facebook

Considerado por muitos como o precursor das redes sociais, o Facebook ocupou o trono de primeiro lugar por muitos anos. Apesar de ter sido destronado, ainda possui bilhões de usuários ativos e fóruns de engajamentos. 

Além disso se tornou um lugar de negócios, com a implementação do marketplace, uma importante plataforma para anúncios e venda de produtos e serviços dentro do Facebook.

Redes sociais para inspirar e cativar o seu público

Pinterest

Por último, mas não menos importante, temos uma rede social que se popularizou de maneira inusitada nos últimos anos: o Pinterest.

Funciona como um mood board ou quadro de inspirações, onde os usuários fazem o upload de imagens e links que podem ser fixados e guardados para servirem de referência pessoal. Dessa forma, ganhou especial relevância no ramo da moda, da gastronomia e do design.

Em quais destas redes sociais sua empresa já está presente? Marque presença e ganhe relevância através das 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil.