Introdução ao Marketing Digital

O marketing já existe há milhares de anos, quase coincidindo com a própria civilização humana. Claro que no seu início não era conhecido com este nome mas a partir das primeiras relações comerciais, já entendeu-se a necessidade de tentar persuadir as pessoas a adquirirem produtos e serviços.

Ao longo dos anos o marketing passou por inúmeras mudanças e evoluções, adaptando suas estratégias conforme o mundo e as pessoas também vêm mudando seus comportamentos. E estas mudanças estão somente no início. Basta pensarmos o quanto o nosso perfil de consumo e maneira de nos relacionarmos mudou consideravelmente nas últimas décadas.

Marketing, o começo

Imaginemos nas décadas de 50 e 60, onde lá estávamos nós, dirigindo um de nossos automóveis, corvette ou cadillac, concentrados em nosso volante, quando de repente avistávamos um “lindo” outdoor da “Coca-Cola“. Isto nos despertava um desejo de tomar uma Coca Cola bem gelada e na primeira oportunidade parávamos para tomá-la. Este é um caso típico de marketing que nos persuadia a consumir um determinado produto.

Nestes casos, dividíamos nossa atenção apenas com o volante e outdoor, o que era um “tiro certo” para a empresa que estava fazendo o marketing. Mas, como falamos anteriormente, o marketing muda constantemente e diversos influenciadores podem provocar estas mudanças.

Pense agora, estamos no mesmo automóvel porém, além do nosso volante, agora temos um rádio, com diversas opções de estações. Estamos na mesma estrada e a música que está tocando não nos agrada. Lá vamos nós sintonizar o rádio em uma outra estação e o mesmo outdoor da Coca-Cola que antes tomou nossa atenção agora passa totalmente desapercebido por estarmos focados na mudança da estação do rádio.

Este é o ponto!

Com a chegada de novos dispositivos e tecnologias, passamos a dividir a nossa atenção. Ou seja, nossa audiência do marketing, que nos é “imposto”, e muitas coisas acabam não nos atingindo mais.

Modernização

Surge então a internet, posteriormente os mecanismos de busca e as redes sociais. O entretenimento e a liberdade do que consumir de conteúdos tornam-se cotidianos em nossas vidas. Agora, podemos agora buscar, ver e consumir somente o que realmente desejamos.

Veja que incrível!

Com isto, surge também uma ótima oportunidade de atingir diferentes perfis de usuários, mapeá-los e divulgar somente o que eles buscam. É aí que entra o que chamamos de “Marketing Digital”. Em suma, uma evolução considerável do marketing que passa a atingir novos perfis de consumidores.

Mas o que é “Marketing Digital”?

Segundo a Wikipédia, “Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais. Isto com o intuito de divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”

Resumindo, o “Marketing Digital” são ações de marketing destinadas ao meio digital onde, através das redes sociais, mecanismos de busca, smartphones, apps, entre outros, podemos criar anúncios publicitários destinados a possíveis públicos que se interessem ou desejam consumir nossos produtos ou serviços.

Neste post vamos ficando por aqui mas em breve criaremos um novo, mais aprofundado no Marketing Digital, suas possíveis ferramentas, estratégias e ações.