Persona: o que é e qual a sua importância

Desenvolver um público-alvo é alvo muito importante para o seu negócio. É com base nesse estudo que é possível criar uma estratégia de comunicação mais certeira. E, para isso, são criadas personas.

Começar a produção de conteúdo e sentir que ele não está sendo entregue, é uma sensação comum quando não há determinando quem deve estar o recebendo.

Primeiramente, o termo persona foi criado e utilizado pela primeira vez no livro The Inmates are Running the Asylum, de Alan Cooper, em 1999. Desde então, o conceito desenvolvido por Alan é utilizado mundialmente nas estratégias de Marketing.

O que é uma persona?

Primeiramente, personas são personagens semifictícios, criados com base no seu público-alvo. Nesse sentindo para cria-la, um estudo sobre as características, comportamentos, localização, estilo de vida, entre outros, é feito. Enfim, é ter como base características pessoas reais, para criar o consumidor ideal.

O objetivo dela é compreender os seus clientes, como e onde trabalham, hábitos, comportamentos, o que fazem no lazer. Todas essas informações reunidas a fim de realizar um estudo sobre os seus desejos e necessidades. É um perfil totalmente criado para compreender, de forma mais aprofundada, os seus clientes. Além de como eles vivem, o que os motivam, o que o levam a realizar determinada compra.

É uma forma de incrementar as suas estratégias de marketing digital para a produção de conteúdo. Então, possuir uma persona em mente para criar um calendário de conteúdo, faz com que o time de marketing consiga voltar essas publicações para sanar as dúvidas, anseios e necessidades do público. Dessa forma, fica mais fácil para encontrar o melhor caminho a percorrer. Além de tornar a marca mais humanizada.

E dentro deste conceito de persona, existem outras definições, mais especificas para o direcionamento de cada campanha.

Buyer Persona

Pensando em uma tradução literal do termo, aqui temos o comprador ideal. Um perfil criado justamente para compreender as necessidades e dúvidas desses possíveis compradores, com objetivo de tornar o processo de compra mais rápido e assertivo. Aqui, a comunicação é voltada para o processo do Funil de Vendas, principalmente para a sua última etapa: a venda.

Audience Persona                                                                                                                

Neste tópico, temos o estudo de comportamento voltado para quem consumirá o seu conteúdo. Logo, são personagens semifictícios de quem estaria interagindo e engajando com as publicações realizadas pela marca.

Proto Persona

Proto vem de protótipo. A proto persona é o resultado de um primeiro brainstorm realizado pelos membros da equipe de marketing a fim de juntar algumas características principais. Nesse brainstorm é muito importante ter a participação do time de vendas para, já estes estão em maior contato com o público.

Principalmente para dar alguns pontos principais e, posteriormente, analisar o resultado. Enfim, é o começo de todo o processo de estruturação.

Brand Persona

Aqui temos a ideia da humanização da marca. Mascotes são seus maiores exemplos, trazer a vida os valores e princípios da sua marca. Por exemplo, temos a Lu da Magalu, Nat da Natura e o Bahianinho das Casas Bahias.

Como criar

“E como faço para criar uma persona?”. Você deve estar nos perguntando agora.

Primeiramente, criar uma persona não é algo fácil e rápido de se fazer. É uma tarefa que precisa de pesquisa, estudo e análise dos dados coletados. Em suma, não é “achismo” de características legais ou esperadas pela marca.

E para isso, o primeiro passo tomado para o início do processo de construção da persona, é sair em campo. Aqui você entra em contato com aqueles que já realizaram compras com a sua empresa. Os famosos feedbacks. É nesse ponto que é possível compreender o comportamento de compra do seu público.

E no meio dessa “saída de campo”, o processo de pesquisa se divide em dois: as pesquisas qualitativas e quantitativas.

Pesquisa de mercado

As pesquisas qualitativas, são voltadas para a “qualidade” das respostas. Realizadas com um público menor, com perguntas e respostas aprofundadas e extensas. Um método utilizado para essa pesquisa é o focus groups, ou grupo focal em português. E o que é isso?

Um grupo focal trata-se de uma entrevista em grupo. Aqui é possível, além de obter a resposta do público, ver como ele se comporta. Estudar a maneira como o entrevistado se posicionou, corporalmente. A entrevista em grupo ainda é uma forma de gerar interação entre os participantes, a fim de gerar um estudo mais dinâmico. Além disso, estando com pessoas desconhecidas, é possível desenvolver e complementar as respostas de outros participantes.

Diferentemente das pesquisas quantitativas, que como o nome já remete, tem relação com quantidade. Aqui entramos com perguntas para traçar um primeiro perfil do público.

Formulários com perguntas sobre gênero, idade, etnia, regionalidade e/ou nacionalidade, entre outros tópicos a serem abordados de forma mais direta. Nesse sentindo, nas pesquisas quantitativas é muito importante se focar em perguntas que possuem respostas objetivas, sempre sendo o sim ou o não, as opções ali colocadas pela marca. Pode sim ter perguntas discursivas, mas que façam com que a resposta seja direta.

De forma geral, primeiro começamos com as pesquisas quantitativas e depois partimos para as qualitativas. As quantitativas traçam um primeiro perfil mais geral. Como resultado, torna o trabalho de produção das perguntas para a qualitativa, mas direcionada.

Após a coleta de dados, partimos pata a análise de dados.

Dados da Pesquisa

Com as pesquisas finalizadas, extraímos as respostas dadas e partimos para o estudo das respostas. Sendo realizado de forma minuciosa e com muito cuidado.

As respostas precisam ser lidas uma a uma, anotados e divididas. Posteriormente, sendo filtradas. Afinal, localizar as semelhanças entre as respostas é o objetivo principal do filtro.

Já que a criação da persona estará nesse padrão.

E é aqui, que a planilha é a sua melhor amiga.

Estruturando

Com todas as respostas separadas e filtradas, já é possível dar sequência para a criação da persona. Pense na estruturação da persona agora como um jogo, você está montando um personagem semifictício, mas ele preciso de um rosto, de uma identidade. Sendo assim, ainda necessário criar uma história para ele.

São criados os padrões de comportamento, etnia, regionalidade, nacionalidade e classe social. Através das respostas da entrevista. Por último, precisamos das características físicas e de um nome.

A persona precisa ser vista como uma pessoa real. É um perfil criado para entender e criar conteúdos para o seu consumidor ideal.

Persona x Público-alvo

Aqui, um depende do outro. Para criar uma persona, é necessário ter em mente qual seu público-alvo. Ou seja, quem você quer atingir. Para logo em seguida, trazer um perfil completo.

Se a persona é algo muito mais detalhado e estudado, o público-alvo é mais amplo. Aqui, não temos uma única pessoa para estudo, mas sim um grupo de indivíduos com características semelhantes. Em suma, é uma definição mais genérica e abrangente, enquanto que a persona é algo mais complexo e individual. Em suma, o conceito de Segmento e Nicho de Mercado.

Dessa forma esperamos ter ajudado a compreender mais sobre o que é uma persona e a sua importância.

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