Qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual?

Primeiramente para você que está buscando e comparando qual a melhor plataforma para criar a loja virtual do seu negócio, aqui vão algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração para não errar nesta decisão.


Antes de tudo é importante que saiba que existem diversas opções de plataformas para criar lojas virtuais, dentre elas as que chamamos de “Open Source” e as que chamamos de “Plataformas Locadas”. Todavia, qual a diferença entre elas e quando devo optar por uma ou outra?


Plataformas de Loja Virtual “Open Source”

 

Antes de mais nada, as plataformas “Open Source” são frameworks de código fonte aberto que podem ser instalados e configurados em seu servidor e serem customizados. Acima de tudo, estas plataformas são bem mais flexíveis, permitindo alterações e implementações no código fonte de acordo com as particularidades do seu negócio.


Da mesma forma, geralmente permitem a instalação de diversas opções de plugins e extensões tornando a sua loja virtual cada vez mais robusta, adaptada às suas reais necessidades e com todos os tipos de ferramentas e integrações que julgar necessárias.


Em síntese, os investimentos necessários para criar uma loja virtual em modalidade “Open Source” englobam:


  • Domínio (www) caso ainda não tenha (R$ 40)
  • Servidor de hospedagem com boa performance (R$ 80 à R$ 500 / mês)
  • Desenvolvedor ou empresa que desenvolverá o projeto (R$ 2.000 à R$ 40.000)

 

Atualmente as principais plataformas “Open Source” são:

 

  • Magento – Uma das plataformas mais robustas do mercado e geralmente utilizada para grandes lojas virtuais. Os valores de investimento são bem mais altos quando comparados com outras plataformas devido a alta complexidade de desenvolvimento e maiores custos na eventual aquisição de ferramentas, plugins e extensões.

  • Woocommerce – Possivelmente uma das plataformas com melhor custo-benefício e mais difundida do mercado, o Woocommerce é cercado por uma grande comunidade de desenvolvedores e provê milhares de ferramentas e plugins. Por rodar  dentro do WordPress, provê uma excelente opção para o desenvolvimento de SEO e otimização para mecanismos de pesquisa.

  • Prestashop – O Prestashop é outra boa opção em plataformas “Open Source”. Embora não tão difundido quanto as duas acima, provê também excelentes ferramentas e funcionalidades para criar a sua loja virtual. Apesar disso, é consideravelmente difícil manter esta plataforma sempre atualizada devido a complexidade nos processos de atualização e baixa aderência dos plugins nas novas versões.

  • Opencart – Similar ao Prestashop porém um pouco mais simples, foi uma das primeiras, senão a primeira plataforma “Open Source” que surgiu. Ao contrário das demais mencionadas, possui recursos bem mais limitados embora seja extremamente rápida e funcional. Nesse sentido é uma plataforma indicada apenas para pequenas empresas ou negócios.

 

Plataformas “Locadas” para criar sua Loja Virtual

 

Ao contrário das plataformas “Open Source”, as plataformas “Locadas” ou “Proprietárias” são plataformas desenvolvidas por empresas privadas ou programadores, do zero, e com códigos fontes bloqueados. O principal intuito destas plataformas está em comercializar lojas virtuais através de locações ou mensalidades.


À primeira vista é uma boa opção para você que quer iniciar o seu negócio online porém estes tipos de plataformas geralmente são bem mais engessadas e não permitem a implementação de muitas ferramentas e recursos. 


Analogamente algumas até proveem recursos mais avançados e certa flexibilidade mas nestes casos são plataformas bem mais caras a exemplo da VTEX.


De antemão, os investimentos necessários para manter uma loja virtual em modalidade “Locada” englobam:


  • Domínio (www) caso ainda não tenha (R$ 40)
  • Desenvolvedor ou empresa que customizará a loja (R$ 800 à R$ 5.000)
  • Pagamento da mensalidade (R$ 20 à 5.000 / mês)

 

Atualmente as principais plataformas “Proprietárias” são:

 

  • VTEX – Possivelmente uma das plataformas mais robustas do Brasil e geralmente utilizada por grandes lojas virtuais a VTEX é uma excelente plataforma com diversos recursos interessantes porém exige altos valores de investimento.

  • Tray – Uma plataforma que vêm ganhando mercado e embora ainda com poucos recursos e difícil customização têm apresentado resultados satisfatórios em muitos casos. Em suma possui boas opções de planos para quem está começando o seu negócio.

  • Nuvem Shop – Uma outra boa opção de plataforma “Locada” e cumpre ao que se propõe. As ferramentas e recursos de customizações ainda assim são bastante limitados.

  • Loja Integrada – A plataforma B da VTEX, adquirida por esta em 2013, possui recursos incomparavelmente menores que a própria VTEX porém é uma boa opção para pequenos negócios ou que estão iniciando suas operações online.

  • Shopify  – A Shopify é mais uma boa opção para pequenos negócios. É uma plataforma extremamente fácil e intuitiva de operar embora ainda peque em alguns recursos de SEO e outras ferramentas.

 

Porque a decisão de qual plataforma para criar a sua loja virtual é importante?

 

Sobretudo esta é uma decisão das mais importantes e esta diretamente ligada as expectativas que você tem a curto, médio e longo prazo no posicionamento do seu negócio online.


Por exemplo, se o seu negócio ainda não têm presença online e está buscando em um primeiro momento validar se vender online é um bom negócio para a sua loja, possivelmente uma loja “locada” seja suficiente para você neste primeiro momento. 


Dessa forma você conseguirá implantá-la de forma rápida e prática, sem muitas preocupações mais específicas. Contudo, se pensa em crescer, já tenha em mente que precisará, a médio prazo, migrá-la para uma plataforma mais robusta.


Por outro lado se não quer perder tempo e já tem a consciência de que o seu negócio tem tudo para dar certo no ambiente on, o melhor caminho é investir em uma plataforma mais robusta já no início e neste caso Magento, Woocommerce e a própria VTEX seriam excelentes opções.


O que devo considerar na escolha da minha plataforma de loja virtual?

 

É de suma importância que considere alguns fatores fundamentais na decisão de qual plataforma utilizará para criar a sua loja virtual e dentre eles estão:


  1. Como pretende gerenciar seu estoque e manter uma comunicação integrada e automatizada da loja virtual com outros possíveis canais de venda?
  2. Como pretende manter todos os possíveis canais sempre atualizados?
  3. Já possui um ERP ou pretende utilizar algum?
  4. Quais opções de pagamento disponibilizará?
  5. Quais os meios de envio e frete pretende utilizar?
  6. Pretende vender, além da loja virtual, em marketplaces como Americanas, Submarino, Mercado Livre, Casas Bahia, Netshoes, etc?
  7. Como funcionará quanto a trocas, devoluções e garantias?
  8. Quais serão os canais de atendimento junto aos clientes (whatsapp, formulário de contato, redes sociais, sac, telefone, etc)?

 

O que preciso de estrutura para criar e operar uma loja virtual?

 

Antes de mais nada é importante entendermos que criar uma loja virtual não foge muito do que vivenciamos na criação de uma loja física. 


Da mesma forma que precisamos de profissionais engajados em “montar” uma loja física com possíveis reformas, ambientação, móveis, entre outros, precisamos de um desenvolvedor ou empresa especializada na criação de lojas virtuais. Em suma este é o primeiro passo.


Em seguida você precisa preparar a sua equipe para operar a sua loja virtual. Logo, treinar seus atendentes para receber os pedidos e tirar eventuais dúvidas dos possíveis clientes através de um chat, formulário de contato, etc é primordial.


Do mesmo modo, você precisa definir todos os processos, desde a chegada de um pedido, baixa de estoque, embalagem, envio, acompanhamento de envio e pós venda.


Os usuários entendem que pedidos online demoram mais do que compras em lojas físicas e cada vez mais buscam segurança e agilidade de entrega. Tenha sempre em mente que o pedido deve ser despachado o mais breve possível para que o cliente receba antes mesmo da previsão de entrega.


Conclusão

 

Sobretudo é muito importante que você saiba que independente da plataforma que escolher para criar a sua loja virtual, ela entregará RESULTADOS, mas desde que esteja dentro de um bom planejamento estratégico, devidamente integrada a multicanais e devidamente automatizada.


Em conclusão, pense em quais as suas reais necessidades e quais as suas expetativas em curto, médio e longo prazo e caso ainda assim tenha dúvidas de qual plataforma escolher, a Agência Magistri possuí uma equipe especialista em lojas virtuais para ajuda-lo a decidir.