Tráfego Pago x Orgânico: diferenças e objetivos

Você já ouviu falar sobre tráfego no marketing digital? Calma, não estamos falando de carros nem de logística. Tráfego na gestão de marketing se refere ao trânsito de usuários pelas páginas na internet. Dessa forma, ao surfar nas ondas da web, os usuários criam fluxos de trânsito. Mas existem várias formas de fazer este fluxo acontecer. Sendo uma das principais divisões de tráfego o pago e o tráfego orgânico. E entender a diferença e a importância de cada um pode ser uma chave para alcançar e captar mais clientes.

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Então, continue lendo este artigo para adquirir conhecimento sobre marketing para aplicar no seu negócio.

Tráfego orgânico e tráfego pago: entenda a diferença

Ao pesquisar na internet sobre tráfego no marketing digital, você pode encontrar até 6 tipos diferentes. Mas não se assuste com este número, pois podemos começar dividindo o tráfego entre dois tipos: o tráfego pago e o tráfego orgânico. 

Por isso, entender a diferença entre estes dois tipos e como utilizá-los ao seu favor já vai fazer uma grande diferença na gestão de marketing da sua empresa.

Vamos esclarecer o que cada um deles significa.

Tráfego orgânico: como definir?

O termo “orgânico” se refere a algo que acontece naturalmente, de maneira espontânea e sem interferência direta. Ou seja, denominamos tráfego orgânico aquele que acontece sem investimento direto, onde o consumidor acessa espontaneamente o conteúdo ou site em questão.

Este acesso pode acontecer devido a uma indicação, pelo que chamamos de divulgação “boca a boca”. Ou então, o cliente que pesquisa pelo serviço ou assunto no google ou nas redes sociais e encontra a página do seu negócio.

No caso do tráfego orgânico, não existe uma interferência através de anúncios pagos ou email marketing. Isto não quer dizer que não exista um investimento na marca em forma de conteúdo, identidade visual, branding, entre outros.

Um bom tráfego orgânico significa que sua marca está se vendendo, digamos, por conta própria.

Tráfego pago: o que é e como fazê-lo acontecer?

Vimos anteriormente que o tráfego orgânico é aquele que acontece de forma espontânea. Porém, se é necessário investir na marca para que este tráfego aconteça, qual seria a definição de um tráfego pago?

Esta é uma ótima pergunta, e a resposta é muito simples dentro da gestão de marketing. O tráfego pago é aquele que acontece devido a um anúncio ou propaganda feito de maneira estratégica. Ou seja, a empresa vai diretamente até a sua audiência atrás desse acesso.

Enquanto o tráfego orgânico seria o equivalente ao usuário tomar a atitude de pesquisar pela sua empresa e ir até ela, o tráfego pago é como entregar um panfleto na casa deste cliente. Sendo através deste panfleto, que o cliente se dirige até o seu estabelecimento ou adquire o seu produto.

Existem diversas formas de investir em tráfego pago, sendo possível pagar por anúncios nas redes sociais ou nas pesquisas do Google. Existe também a estratégia de email marketing, onde a propaganda é enviada diretamente ao usuário por meio de um correio eletrônico. Se o cliente se interessar pela propaganda, ele vai acessar a página recomendada, gerando tráfego pago.

Qual destes tipos de tráfego é melhor para a minha empresa?

Apesar de serem tipos diferentes, ambas as formas de tráfego são importantes e devem ser levadas em consideração no planejamento de marketing. Isto porque, como pudemos esclarecer nos tópicos anteriores, ambos dependem de investimento.

Um se trata de investimento direto, onde pagamos pelo anúncio. O outro depende de um investimento indireto, resultando da força da marca e de sua presença nos meios digitais.

Ou seja, para obter tráfego orgânico, sua empresa precisa investir em um bom site, branding, conteúdo de qualidade, autoridade no mercado, etc. Pouco adianta investir em tráfego pago se a empresa não consegue converter este tráfego em vendas.

Apesar do tráfego orgânico ser um bom sinalizador de que a marca está forte e se estabelecendo no mercado, o tráfego pago pode impulsionar e acelerar esse processo.

Invista em uma boa estratégia de marketing e combine diferentes tipos de tráfego na sua página.

Ao adquirir mais conhecimento sobre estes dois tipos de tráfego de usuários, podemos concluir que ambos possuem relevância e devem ser levados em conta.

Uma boa gestão de marketing vai agir estrategicamente nas duas frentes. Lembre-se que seu negócio deve se sustentar em diversos pilares. E um plano de marketing eficiente é o que vai dar essa sustentação para que a sua empresa tenha uma longa jornada com muito sucesso pela frente.