O que é Growth Hacking? Confira!

Conforme a área de marketing digital se expande, alguns termos começam a se popularizar, como é o caso do Growth Hacking. O lado positivo é que a informação ganha novas dimensões e alcança mais pessoas que podem se beneficiar dela.

Já o contratempo causado pela popularidade de certos termos é a possível multiplicação de significados que geram confusão até mesmo entre profissionais da área.

Para solucionar dúvidas e te ajudar a expandir seu conhecimento sobre marketing, vamos falar sobre Growth Hacking: o que é, para que serve, e como utilizar esta estratégia.

Se você gostaria de impulsionar o crescimento do seu negócio e aumentar seus ganhos, continue lendo esta matéria para alcançar seus objetivos.

Growth Hacking: acelere com estratégia e chegue mais rápido

O termo Growth Hacking nasceu no berço tecnológico da nossa era: o Vale do Silício, na Califórnia. Foi lá que começamos a ver o tal crescimento acelerado nas empresas de tecnologia. E isso não acontece por sorte ou acaso, e sim por causa de uma complexa estratégia.

Growth Hacking é a estratégia de “hackear” – ou seja, entender e decifrar – o crescimento do negócio. Assim, o profissional que atua nesta área é o growth hacker, um profissional multifacetado e multidisciplinar.

Isto porque o crescimento de uma empresa é o resultado de vários fatores combinados. Não basta investir em apenas uma área se todas as outras não estiverem prontas para acompanhar o desenvolvimento.

Leia mais sobre: Qual a função do marketing na estratégia do seu negócio?

O growth hacker deve entender de marketing, de administração, de desenvolvimento de produtos, projetos, e afins. 

Como acelerar o crescimento de maneira estratégica e organizada

Quando falamos em crescimento, podemos pensar que todo crescimento, seja como for, é positivo, certo? A verdade é que não é necessariamente assim.

O crescimento deve ser sustentável e escalável. Contudo, pode desgovernar os rumos da empresa, fazendo com que o plano de negócios se perca pelo caminho.

Para planejar um crescimento acelerado e estrategicamente organizado, o growth hacker deve levar em consideração fatores como:

  • Adquirir novos clientes;
  • Reter os novos clientes e manter os clientes mais antigos;
  • Aumentar a receita das vendas, tanto para clientes antigos como para novos clientes;
  • Escalar o crescimento de forma orgânica a partir da indicação dos serviços ou produtos entre clientes. 

Para alcançar seu objetivo, a empresa precisa cumprir etapas de maneira estratégica. É preciso identificar as demandas e analisar os dados para criar hipóteses de soluções. Após, é preciso colocar estas hipóteses à prova, com a devida cautela, para ver se funcionam ou não.

Então volta-se a avaliar os resultados para definir se esta hipótese está gerando resultados positivos e será mantida. Ou se deve ser descartada por não estar apresentando os resultados esperados. Assim, não existe solução milagrosa, nem uma receita de bolo: cada caso é um caso. 

Uma vez encontrada a estratégia ideal que está dando resultados positivos, começa a etapa de escalar os resultados para acelerar o crescimento. Lembrando que o Growth Hacking precisa sempre de uma métrica norteadora. 

Como você pode ver, o Growth Hacking não funciona se for feito de maneira imprudente ou afobada. Quando feito sem responsabilidade, a estratégia pode atrapalhar o crescimento da empresa.

Mas quando sabemos que o crescimento é o resultado de um trabalho consistente, com uma análise inteligente de dados e desenvolvimento de soluções estratégicas sustentáveis, metrificadas e escalonáveis, estamos dando passos firmes em direção ao sucesso. 

Dica de ouro: beba direto da fonte com o inventor do growth hacking

Nas tradições acadêmicas e filosóficas, quanto mais perto do mestre você estiver na linhagem de aprendizado, mais requinte você terá na sua educação. Então, se você deseja aprender mais sobre growth hacking, nada melhor do que aprender com o criador do termo e do ofício do growth hacker.

Sean Ellis é um nome de peso no empreendedorismo. Em 2010, publicou em seu blog um artigo cunhando o termo growth hacking. Anos depois, Ellis consolidou este conhecimento com a escrita de seu livro: “Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido”.

O livro, escrito em parceria com Morgan Brown continua sendo bibliografia básica e obrigatória para todo growth hacker que queira obter sucesso em sua carreira.