O que é um funil de vendas? Confira!

Se você tem interesse pela área de vendas, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre funil de vendas. Como um bom pesquisador ou pelo menos curioso, tenho certeza de que se inteirar sobre este assunto o ajudará de alguma forma a alcançar seu objetivo. 

Uma vez que, para conquistar um espaço no mercado de trabalho e se destacar como referência, são necessárias estratégias e conhecimentos para tal.

Leia um pouco sobre: Qual a função do marketing na estratégia do seu negócio?

Para começar é preciso entender que o conceito de funil de vendas representa o processo completo de fechamento de um negócio. Isto é, a partir do estágio da captação até a conversão final, incluindo todas as etapas do momento da compra do seu cliente. Ou seja, desde a hora em que o cliente dá o primeiro passo, entrando em contato com a empresa até a finalização da venda. 

Resumidamente, o funil de vendas nada mais é do que uma estratégia muito eficaz para você atrair, conquistar e fidelizar clientes. Continue conosco nessa leitura e saiba mais sobre essa tomada de ação tão importante.

Mas afinal de contas, como funciona o funil de vendas?

Antes de responder essa pergunta, você precisa estar a par das etapas que compõem um funil de vendas. Ao todo, são 3 etapas as quais os potenciais clientes passam até adquirirem o produto ou serviço final. 

Ainda, é importante mencionar que essas fases nem sempre acontecem na sequência apresentada. Ou seja, o caminho de compra do consumidor pode passar igualmente pelas 3 fases, como pular uma, ir direto para o fundo do funil ou inverter a ordem. Abaixo apresentamos na íntegra as 3 fases do funil de vendas: 

1 – Topo de funil: 

É a etapa de captar o público para a sua página com o objetivo de que ele se torne visitante e, em seguida, guiá-lo até chegar em leads. Para isso, a empresa fornece conteúdos ricos e que despertem o interesse de sua persona. Com o intuito de atraí-la para o seu negócio e em troca, as pessoas fornecem seus dados de contato e eles são transformados em leads.

2 – Meio de funil

É o estágio de cuidar e se concentrar no lead para transformá-lo em uma oportunidade de venda. Nesta fase, a empresa precisa levantar algumas informações para ser possível realizar uma venda. Entre elas: 

  • Necessidades do cliente; 
  • Quem tem o poder para decidir pela compra;
  • Qual é o tempo calculado para aquisição do serviço ou produto; 
  • Quanto o cliente dispõe de verba disponível para efetuar a compra.

Em suma, é nessa fase com que o potencial cliente tem mente que possui um problema e este precisa ser sanado. Como resultado, é a partir da segunda fase do funil que o usuário passará a procurar por alternativas, seja produtos ou serviços. 

3 – Fundo de Funil

Também conhecido como BoFu, do inglês bottle of the funnel, é a fase da conversão da oportunidade em cliente. Este é o momento ideal para investir em estratégias para conquistar o seu consumidor. Assim, a equipe de vendas deve se esforçar ao máximo para oferecer propostas de vendas atrativas. 

Além disso, poderá propor uma ótima solução para resolver o problema que o lead identificado possui. Ou seja, sanar uma possível dúvida ou questão de alguém que demonstrou interesse pelo seu negócio ou simplesmente quer conhecer mais sobre sua proposta ou serviço. 

Conheça um pouco do que se trata os estágios do funil de vendas

Algumas vezes a explicação dos estágios que compõem o funil pode parecer um pouco confusa. Pois, muitos acham que os estágios do funil têm uma ordem específica para começar, mas isso não é verdade. 

Partindo do ponto de que cada consumidor apresenta um tipo de comportamento diferente. Além disso, um consumidor pode iniciar em uma etapa do funil e facilmente desistir ou regredir e recomeçar de onde parou. A razão disso ocorrer é que quando um funil é elaborado, ele é mapeado para seguir uma linha de pensamento. Isso se resume na ideia de que o consumidor tenha algum tipo de problema que poderá ser resolvido pelo produto ou serviço ofertado por você.

4 estágios do funil

1 – Visitante: com a produção de conteúdos relevantes e do interesse do consumidor é possível que ele se torne um visitante da sua página ou canal.

2 – Lead: quando o visitante percebe que os conteúdos fornecidos por você são capazes de solucionar o problema dele, ele pode se transformar num futuro lead. Invista em materiais com conteúdo de qualidade, um bom exemplo são e-books. Em troca desses materiais ofertados pela sua empresa, automaticamente você obterá dados como informações cadastrais (e-mail) de seu visitante. 

É interessante você ler sobre: E-book: por que inserir na sua estratégia de marketing?

3 – Oportunidade: para guiar seu lead numa possível oportunidade, invista em materiais mais completos e variados, como: e-books, webinars e estudos de caso. Assim, o consumidor vai perceber que seus conteúdos o ajudam a descobrir a origem de seu problema e são capazes de indicar caminhos para resolvê-lo.

4 – Cliente: logo que a oportunidade é convertida em cliente, isso significa que o consumidor reconhece o valor dos serviços e conteúdos oferecidos por você. Em razão disso, o contato do cliente já é passado para a área de vendas, havendo uma possibilidade muito grande de fechar o negócio.

E aí, o que achou de saber como funciona o funil de vendas? Se gostou de conhecer sobre esta estratégia, te convidamos a mergulhar no Blog da Magistri e descobrir conteúdos atuais e de ramos variados. Se preferir, pode entrar em contato conosco e marcar um café, somos especialistas em estratégias de marketing de grande impacto.