Landing page, uma página de alta conversão

O Marketing digital está sempre à frente na oferta de recursos diferenciados que são capazes de auxiliar empresas na aproximação com o seu público-alvo. Sendo assim, a landing page se tornou uma das principais escolhas para aumentar a conversão da empresa, sendo um recurso que está conquistando cada vez mais leads e clientes durante o processo.

A landing page também pode ser chamada de  “página de captura de leads”, “página de propriedade única”, “página de destino”, entre outras e pode ser um microsite ou apenas uma página dentro do site principal da empresa.

Aliada a outras estratégias de marketing, como o copywriting, a landing page tem mais probabilidade de converter um visitante em um lead. Isso acontece quando se obtém sucesso ao persuadi-lo a realizar uma determinada ação, o transformando em um elemento fundamental quando consideramos uma isca digital.

Se você chegou até aqui e quer saber mais sobre a área ou está no processo de divulgação de um determinado produto ou serviço, continue lendo para que consiga aproveitar todo o potencial de sua landing page. 

 

A relação entre o Copywriting e as landing pages

Mesmo parecendo um termo moderno, o Copywriting é uma técnica que já possui quase 200 anos.

Durante muito tempo os termos Copywriting e Redação Publicitária foram utilizados como sinônimos. Mas hoje podemos considerar que cada área tem um foco diferente. Já que, enquanto o copy busca persuadir o visitante, o texto publicitário é, acima de tudo, informativo-descritivo.

Para uma página de alta conversão conseguir instigar seus visitantes a gerar algum tipo ação que resulte em leads ou vendas, ela deve estar muito bem atrelada a um Copywriting bem planejado.

O profissional que atua nessa área é um redator criativo, que usa técnicas Copywriting para transformar textos em máquinas de conversão. Como resultado, tem como objetivo buscar vender algo a alguém ou gerar leads para a empresa

Sendo assim, essa landing page ofertará algo de forma envolvente e atrativa, buscando converter o visitante em um lead ou um consumidor.

 

Landing pages usadas como iscas digitais

Criar iscas digitais é trabalhoso e requer um planejamento estratégico, que ao obter sucesso, traz maiores garantias de que cada lead seja captado. Assim, acompanhando um funil estratégico que o direciona até a compra desejada. 

Agora que você já conhece o conceito da isca digital, selecionamos algumas ações que contribuem para preparar as iscas de maneira certa, aumentando as chances de converter o lead em cliente.

 

Funil de Vendas

Para garantir a conversão dos leads em clientes, é fundamental que a sua trajetória pela landing page faça sentido. Do contrário, a equipe de marketing terá muitas informações que não trarão resultado, simplesmente por não saber como usá-las. Dessa forma, criar conteúdo direcionado a todos os pontos de contato do funil, fará com que os visitantes se conectem e conheçam melhor a marca.

 

Criar uma boa landing page

Como falamos anteriormente, a landing page é um elemento fundamental e estratégico na captação de leads ou venda de um produto ou serviço específico. Quando alinhada ao Copywriting e outras estratégias de marketing, tem ainda mais sucesso ao transformar os visitantes que estão no funil de vendas, em consumidores da marca.

 

Definir o tipo de isca que irão usar

No momento de definir qual tipo de isca utilizar, o branding é fundamental. Já que as iscas digitais variam de acordo com o público, o mercado, o assunto e até mesmo com o tom de voz da marca. 

Enquanto uma marca com abordagem mais divertida pode ter muito sucesso com um quiz, por exemplo, uma instituição com serviços mais complexos pode encontrar o mesmo sucesso na na entrega de materiais didáticos. Sendo assim, alguns tipos de isca para serem utilizadas na sua estratégia:

 

     

      • Ebooks;

      • Infográficos;

      • Webinars;

      • Vídeos;

      • Quiz.

     

    Ter um call-to-action de efeito

    As call-to-action (mais conhecida como “CTA”), é um termo de marketing usado para qualquer chamada visual ou textual que leve o leitor ou o visitante a realizar uma ação. Uma boa CTA mostra ao usuário que algo interessante está à sua espera, ao mesmo tempo, indica o que deve ser feito para ter acesso a esse material de destaque.

     

    Qual o primeiro passo para construir uma landing page de alta conversão?

     

    O primeiro passo, e talvez o mais simples, consiste em definir qual será a plataforma utilizada para a construção de sua landing page. Já que construir uma landing page é um processo longo, cheio de pesquisa, muitos testes e aplicações de diferentes layouts.

    A construção da landing page consiste em alguns elementos fundamentais e após a escolha da plataforma em que estará hospedada, é hora de começar a planejar sua estrutura.

    Dessa forma, a primeira coisa que um visitante percebe em sua landing page é o título. Por isso, leve em consideração usar uma chamada impactante e que instigue a curiosidade, o que irá manter o telespectador na página.

    Além dos títulos e subtítulos persuasivos, a imagem principal deve ser muito bem pensada. Para instigar o visitante a consumir o produto, ele deve ter sua atenção presa no momento em que bate o olho.

    O formulário é uma das partes mais importantes da landing page, responsável por captar os interessados e transformá-los em leads ou clientes. A partir desses leads, você pode estabelecer uma conexão mais próxima com seu público-alvo, através do disparo de e-mail marketing, por exemplo.

    Seguindo uma ordem lógica, ainda é necessário se atentar e estruturar muito bem a descrição do seu produto, a apresentação do perfil do produtor (que é, por exemplo, o escritor do e-book que será comercializado) e a prova social, que nada mais é do que o feedback coletado de outros consumidores.

     

    Benefícios de uma landing page de sucesso

    Por mais que esse artigo consiga apresentar a importância de uma landing page no sucesso de uma empresa ao captar leads e ampliar as vendas, preparamos uma lista breve dos principais benefícios que você irá perceber ao investir nesse serviço:

     

    1 – Melhoria no posicionamento das pesquisas no Google;

    2 – Ótimas para a promoção de novos produtos;

    3 – Torna o processo de vendas mais eficaz;

    4 – Tem um custo muito baixo, se comparado a divulgação em mídias tradicionais;

    5 – Por se tratar de uma página temporária, você pode criar uma para cada nova oferta e usar novas estratégias;

    6 – Possui taxa de conversão maior em relação às outras páginas do seu site, garantindo lucros maiores;

    7 – Aumenta os seguidores nas redes sociais, sem nenhum investimento extra;

    8 – Está em contato direto com o cliente, estreitando a relação.

     

    Além disso, podemos relacionar muitas outras vantagens à criação da landing page, que, quando bem trabalhada, clara e atrativa para o usuário, o incentiva a olhar para o produto e é tentado a realizar a ação proposta pela página.

    Conquistar o cliente para que ele estabeleça contato com seu negócio, seja para tirar uma dúvida, comprar um produto ou fazer um orçamento é o que define a importância de uma landing page.

    Se você precisa de ajuda para estruturar uma página de alta conversão, entre em contato com um de nossos especialistas. Não perca essa oportunidade para sua empresa!

    Compartilhe esse artigo com colegas que estão investindo em novas estratégias de captação e se você gostou, deixe um comentário.